Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Além de não escovar: 7 hábitos que prejudicam a saúde bucal
Alguns hábitos diários podem danificar os dentes - Foto: Shutterstock

Saúde

Além de não escovar: 7 hábitos que prejudicam a saúde bucal

Saiba quais hábitos fazem mal à saúde bucal e aprenda a cuidar dos dentes para mantê-los saudáveis

Engana-se quem pensa que basta escovar os dentes e fazer o uso do fio dental para manter a saúde bucal em dia. Afinal, para deixar os dentes bonitos e saudáveis, é preciso também abandonar alguns hábitos comuns, que podem parecer inofensivos. 

O cuidado com os dentes é algo importante, uma vez que está interligado com a saúde de outras partes do corpo, por exemplo, com o coração. Sendo assim, segundo a cirurgiã-dentista Marcela O ́Neal, aproximadamente 36% das mortes ligadas aos problemas cardíacos tem início na saúde bucal. 

“Investir no cuidado da saúde bucal contribui com o diagnóstico e a prevenção de problemas como infarto, endocardite bacteriana e acidente vascular cerebral (AVC). Desses, mais de 40% dão os primeiros indícios através de sintomas na boca’’, estima a especialista.

Por isso, é fundamental manter uma boa rotina de cuidados com a saúde bucal. O cirurgião-dentista Anderson Brasil destaca 7 hábitos que você deve abandonar para ter dentes saudáveis. Confira:

1. Mastigar e morder objetos

Ter o hábito de mordiscar objetos como tampa de caneta é bastante prejudicial para a saúde dos dentes. “A saúde bucal é colocada em risco levando a uma sobrecarga dos dentes, com maior risco de desgaste e dores musculares”, explica o especialista.

2. Escovar os dentes com muita força

Preste atenção quando for escovar os dentes, e tome cuidado para não aplicar muita força na escova. Esse ato, de acordo com Anderson, “pode danificar a gengiva e os dentes, podendo desencadear sensibilidade e ferimentos”.

3. Abrir garrafas e embalagens com os dentes

O médico alerta que abrir garrafas e embalagens com os dentes pode causar lesões na mandíbula ou provocar a quebra de algum dente. Portanto, evite fazer isso!

4. Palitar os dentes

Segundo Anderson, “O uso de palitos pode lesionar a gengiva resultando em uma inflamação ou infecção”. Além disso, pode provocar uma retração gengival levando a uma sensibilidade na área. 

5. Manter bebidas ácidas por muito tempo na boca

O consumo excessivo de bebidas alcoólicas também fazem mal aos dentes. Elas provocam ressecamento da mucosa bucal aumentando a suscetibilidade para o desenvolvimento de diversos problemas. Refrigerantes também podem levar a erosão do esmalte dos dentes. 

6. Fazer procedimentos estéticos de maneira inadequada

O especialista destaca que é importante saber que todo tratamento deve ser feito com cautela e com um profissional capacitado para tal procedimento.

7. Fumar

O cigarro também é prejudicial à saúde bucal, uma vez que pode desencadear inflamações na gengiva, perda de dentes e até mesmo o câncer de boca. 

Fonte: Saúde em Dia

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Saúde

Estilo de vida sedentário eleva o risco de doenças crônicas e diminui a expectativa de vida

Saúde

Produto auxilia no tratamento de unhas quebradiças, pouco maleáveis e rachadas; veja outras vantagens da base fortalecedora

Saúde

No inverno, bate aquela preguiça de fazer exercícios físicos por conta das temperaturas baixas, não é mesmo? Veja como vencer isso