Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A cenoura está entre os alimentos contra azia e refluxo
A cenoura está entre os alimentos contra azia e refluxo (Crédito: Shutterstock)

Saúde

Alimentos contra azia e refluxo para incluir no cardápio

Confira alimentos eficazes contra a azia e o refluxo e alivie os sintomas da doença

Não existe nada mais desagradável do que a sensação de má digestão após uma refeição. Essa famosa queimação na região do estômago é chamada de azia, um dos principais sintomas do refluxo gastroesofágico, uma doença digestiva. Apesar de bastante incômoda, a condição acomete cerca 22 milhões de pessoas no Brasil, conforme dados do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD).

Entretanto, existe uma boa notícia: dá para aliviar esse mal-estar! Assim, além de evitar hábitos prejudicais à doença, como o uso de roupas apertadas e o tabagismo, adotar mudanças no cardápio também ajuda. Confira a seguir 12 opções de alimentos contra azia e refluxo que farão milagres nesses sintomas:

O mamão é uma boa alternativa para combater a azia
O mamão é uma boa alternativa para combater a azia

Arroz integral

Por ter um grande número de fibras, o arroz integral causa a sensação de saciedade mesmo com um número menor de grãos.

Cenoura

Além de reforçar o sistema imunológico, a cenoura tem propriedades anti-inflamatórias capaz de combater diversas dores, inclusive no estômago.

Mamão

Composto abundantemente por água, o mamão também é rico em vitaminas e tem propriedades medicinais naturais. Com isso, pode ser usado para a prisão de ventre, por exemplo.

Maçã

Com seu alto teor de fibras e água, a maçã auxilia no fortalecimento das mucosas do sistema digestivo. Descasque-a, corte em pedacinhos e mastigue devagar para aliviar a azia.

Aveia

Consuma uma porção desse cereal logo cedo para combater a azia. Isso acontece porque a aveia não agride o estômago e causa saciedade.

Beterraba

Rica em betalaína — a responsável pela cor roxa —, a beterraba tem ação antioxidante. Assim, ajuda no funcionamento do intestino e na digestão.

Apesar de ácido, o limão é ótimo no combate da azia
Apesar de ácido, o limão é ótimo no combate da azia (Crédito: Shutterstock)

Limão

Pensou que frutas ácidas pioravam a azia e o refluxo? O limão, não! Seu consumo evita a produção excessiva de ácido e deixa o organismo mais “básico”.

Hortelã

Utilize a hortelã como tempero para acionar as glândulas salivares. Já seu chá é ótimo para dores no estômago.

Boldo

Use essa erva para preparar um chá eficiente para a digestão. Além disso, o boldo ajuda na prisão de ventre, gases, azia e até transtornos no fígado.

Couve

É um dos principais alimentos contra azia e refluxo, sabia? Isso porque a couve colabora com o combate dos sintomas, sobretudo quando crua e bem lavada.

Gengibre

Devido as suas propriedades anti-inflamatórias, o gengibre é muito indicado nos tratamentos de problemas gastrointestinais.

Erva-doce

Primeiramente, esse alimento é usado para acalmar os nervos, mas a erva-doce também ajuda nas cólicas intestinais. Grávidas podem consumir, viu?

Gostou dos benefícios? Então, não deixe de incluir em seu cardápio esses alimentos contra azia e refluxo! Ah, e antes de mais nada, assista o vídeo abaixo para mais dicas:

Fonte: Adriana Márcia Gonçalves, farmacêutica e homeopata.

Mais notícias como essa

Comportamento

Está sem criatividade do que compartilhar ou enviar para seu par nesse Dia dos Namorados? Inspire-se com essas belas mensagens de amor

Pets

A flora intestinal dos animais de estimação desempenha um papel importante na manutenção do equilíbrio do organismo

Moda

Inspirada na estética esportiva de tenistas, o tenniscore está em alta no universo da moda; saiba como aderir

Comportamento

Especialista explica o termo “vínculo fantasma”, que tem sido muito discutido nas redes sociais e pode ser confundido com o ghosting