Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A maçã é uma fruta que ajuda a manter o mau hálito bem longe
A maçã é uma fruta que ajuda a manter o mau hálito bem longe - Foto: Shutterstock

Saúde

Alimentos e hábitos que ajudam a evitar o mau hálito

Mantenha o mau hálito bem longe da sua vida com essas dicas especiais

Muitas pessoas enfrentam problemas com a halitose, e segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente 40% da população mundial sofre com o incômodo mau hálito.

Há muitos motivos que causam esse problema, entre elas, a halitose matinal, que é removida quando a higiene bucal é realizada. Contudo, quando é algo persistente, pode significar desordens orais, infecções, doença periodontal como inflamação gengival evoluída, gengiva inflamada, saburra lingual, que são as camadas de restos alimentares na superfície da línguas e próteses porosas ou mal adaptadas.

Além disso, também há outros motivos de desordens sistêmicas como as úlceras gastrointestinais, diabetes mellittus, leucemia, estresse, ansiedade, entre outras.

Por isso, fazer a higiene bucal correta, com uso de fio dental, é muito importante para prevenir o acúmulo das bactérias responsáveis pelo mau cheiro, e também evitar cáries e tártaros.

Saiba o que pode causar o mau hálito e como evitar:

A alimentação pode ajudar a evitar o mau hálito, já que alguns alimentos ajudam a regular nosso organismo. Além disso, é importante ressaltar que comidas industrializadas, carnes gordurosas, pele de frango, fritura, queijos amarelos, doces e refrigerantes podem agravar o problema, devido à digestão mais lenta.

Também é importante evitar jejuns prolongados, já que esse hábito aumenta a produção de substâncias eliminadas por meio da respiração, o que pode causar um odor desagradável. Manter-se hidratado, ingerindo no mínimo dois litros de água por dia, também ajuda a evitar o mau hálito, pois estimulará as glândulas salivares.

Procure evitar carnes gordurosas e dê preferência a opções magras, como peixes e peito de frango. Outros alimentos que ajudam evitar esse problema são a maçã, a cenoura e o pepino, já que elas fazem uma limpeza dental quando comidos crus. Desse modo, elas ajudam a evitar o acúmulo de bactérias que podem causar o cheiro desagradável.

Outros alimentos aliados nessa luta são a canela, gengibre e hortelã. Essas três opções facilitam e estimulam a digestão, além disso, elas possuem ação antioxidante, adstringente e termogênica.

Atenção

Vale lembrar que o mau hálito pode indicar problemas estomacais ou de higiene dental, por isso, é importante procurar um médico e também um dentista.

Mais notícias como essa

Beleza

Corte curto e cheio de movimento é tendência entre celebridades; conheça o choppy bob e saiba como utilizar

Estilo de Vida

Influenciadora mística Nanda Silveira explica o que pode atrapalhar a Lei da Atração e dá algumas dicas para você conseguir atrair o que pensa

Saúde

Especialista alerta sobre as doenças inflamatórias intestinais e a importância do diagnóstico precoce

Receitas

Se o seu bolo ficou seco demais, assou mais do que o esperado ou até ficou solado, pode ser possível reaproveitá-lo de alguma forma