Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Alimentos saudáveis são essenciais no processo de emagrecimento
Alimentos saudáveis são essenciais no processo de emagrecimento - Foto: Shutterstock

Saúde

Alimentos saudáveis: 6 dicas para inclui-los na dieta e perder peso

Nutricionista ensina como consumir mais frutas, vegetais e hortaliças no dia a dia para emagrecer com saúde

O consumo de frutas, vegetais e hortaliças na dieta é fundamental para manter uma alimentação nutritiva e equilibrada. Ricos em vitaminas e minerais, esses alimentos saudáveis ajudam a manter o corpo funcionando corretamente, previnem doenças e auxiliam na regulação da pressão arterial e da glicose no sangue. Além disso, auxiliam no processo de emagrecimento devido à baixa densidade calórica e alto teor de fibras e nutrientes. 

“Frutas, vegetais e hortaliças são ricos em nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais e antioxidantes, que ajudam a manter o corpo saudável. Entretanto, é importante lembrar que apenas incluí-los na dieta não é suficiente para emagrecer”, alerta o nutricionista Matheus Motta, responsável pelo programa VigilantesdoPeso no Brasil.

De acordo com ele, é importante também manter um equilíbrio calórico adequado para perder peso. Ou seja, consumir menos calorias do que seu corpo precisa para emagrecer. “Isso pode ser feito aderindo a uma dieta saudável e equilibrada, combinada com exercícios físicos regulares”, explica. 

Pensando em ajudar aqueles que querem consumir alimentos saudáveis para emagrecer com saúde, o especialista listou 6 dicas práticas para inserir mais frutas, vegetais e hortaliças na alimentação. Veja abaixo:

Tenha um cardápio variado

Experimente diferentes tipos de frutas, vegetais e hortaliças para encontrar aqueles que você mais gosta e que melhor se adequa ao seu paladar.

Opte por alimentos da estação

Dê preferência aos alimentos da estação, pois são mais saborosos e têm mais nutrientes. Além disso, costumam sair mais baratos do que fora da época.

Varie suas escolhas

Escolha opções de diferentes cores para colocar no seu prato. Além de deixá-lo mais visualmente atrativo, cada cor representa uma fonte diferente de nutrientes.

Tenha fácil acesso aos alimentos

Mantenha frutas e vegetais em um local visível para que você se lembre de incluí-los em suas refeições. Vale adicioná-los em suas receitas preferidas, como em saladas, sucos, smoothies e sanduíches.

Faça escolha saudáveis

Na hora de consumir snacks, ao invés de alimentos com alto teor de açúcar ou gordura, escolha uma opção pertencente aos grupos de alimentos saudáveis.

Congele os alimentos

Congele frutas e vegetais extras para poder utilizá-los quando preferir, garantindo seu abastecimento.

Mais notícias como essa

Casa & Decor

Às vezes, mesmo com a faxina frequente, você pode estar cometendo outros erros que atraem a poeira para o seu lar

Receitas

Super saudável, a ora-pro-nóbis pode aparecer em chás e várias outras receitas; aprenda como consumir e absorver seus benefícios

Saúde

Endometriose é responsável por cerca de 30 a 50 % da infertilidade feminina; especialista explica os tipos de tratamento

Receitas

Com essas dicas, você vai saber como fazer um brigadeiro ainda mais delicioso, praticamente uma versão gourmet do doce