Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Ansiedade: saiba como identificar e lidar com o transtorno
A ansiedade exige atenção e atendimento psicológico - Foto: Shutterstock

Saúde

Ansiedade: saiba como identificar e lidar com o transtorno

Especialistas explicam as causas e os sintomas do transtorno de ansiedade e problemas similares à condição

A ansiedade é um problema bastante comum entre os brasileiros. O Brasil lidera o ranking de ansiedade, com quase 19 milhões de pessoas nessa condição, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

A psiquiatra Julia Trindade explica que o transtorno de ansiedade e condições semelhantes, como a síndrome do pânico e o transtorno de estresse pós-traumático, levam a pessoa a sofrer com preocupações constantes, medos intensos e reações de ansiedade extrema

Em situações de maior intensidade, a pessoa ansiosa pode experimentar crises de ansiedade que podem elevar os potenciais riscos do transtorno. A psicóloga Luana Ganzert, especialista em emoções e autora do livro “Você Vive ou Sobrevive?”, aponta os principais sinais de uma crise. 

Sinais de uma crise de ansiedade

  • Sensação intensa de medo ou pânico;
  • Batimentos cardíacos acelerados ou palpitações;
  • Respiração rápida ou dificuldade para respirar;
  • Tremores ou sensação de fraqueza nas pernas;
  • Sudorese excessiva;
  • Tontura ou sensação de desmaio;
  • Sensação de sufocamento ou opressão no peito;
  • Náusea ou desconforto abdominal;
  • Sentimento de irrealidade ou desconexão da realidade; 
  • Medo de perder o controle ou enlouquecer.

No entanto, a especialista reforça que esses sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Diante desses sinais, é importante procurar ajuda médica. “Um profissional de saúde pode fazer um diagnóstico adequado e sugerir opções de tratamento”, destaca.

Sinais de alerta

Segundo Ganzert, quando as crises de ansiedade se tornam frequentes e afetam atividades que antes não eram um problema, é indicado buscar ajuda psicológica profissional. A psicóloga afirma que o tratamento adequado pode incluir terapia, medicamentos ou uma combinação de ambos. 

O tratamento, de acordo com ela, pode ajudar a gerenciar os sintomas e melhorar a qualidade de vida de quem sofre com ansiedade. Ela explica que existem vários tipos de transtorno de ansiedade, como transtorno de ansiedade generalizada (TAG), que leva a uma preocupação excessiva sobre várias áreas da vida, como saúde, dinheiro, trabalho, entre outros.

“Os transtornos de ansiedade são condições mentais caracterizadas por preocupações e medos excessivos que são desproporcionais às situações reais e que persistem ao longo do tempo”, complementa Luana. 

Como lidar com a ansiedade?

A psicóloga destaca as principais formas de tratar o transtorno de ansiedade. O tratamento geralmente envolve uma abordagem multifacetada e adaptada às necessidades individuais de cada pessoa. 

  • Consultar um profissional de saúde mental: O primeiro passo é buscar ajuda de um terapeuta, psicólogo ou psiquiatra para um diagnóstico adequado e tratamento personalizado;
  • Buscar terapia: A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é frequentemente usada no tratamento da condição. Ela ajuda a identificar pensamentos negativos e a desenvolver estratégias para enfrentá-los.
  • Buscar ajuda medicamentosa com psiquiatra: Em alguns casos, o uso de medicamentos sob prescrição médica pode ser necessário para controlar sintomas graves de ansiedade;
  • Praticar autocuidado: Praticar técnicas de relaxamento como meditação, ioga e exercícios de respiração, pode ajudar a reduzir o problema.
  • Construir um estilo de vida saudável: Manter uma dieta equilibrada, fazer exercícios regularmente e garantir um sono adequado contribuem para o gerenciamento da ansiedade.
  • Se conectar com uma rede de apoio: Compartilhar seus sentimentos com amigos e familiares de confiança pode proporcionar suporte emocional.
  • Evitar estressores: Identificar e evitar situações que desencadeiam a ansiedade sempre que possível é útil.
  • Adquirir aprendizado sobre ansiedade: Educar-se sobre a ansiedade e seus sintomas podem ajudar a entender melhor o que está acontecendo e como lidar com isso.

Fonte: Saúde em Dia

Mais notícias como essa

Receitas

Rico em vitaminas, minerais e fibras, inhame ajuda a reduzir o colesterol, auxilia no controle das cãibras e melhora a saúde intestinal

Estilo de Vida

Se você tem sentido a falsidade das pessoas ao seu redor te afetando, experimente esses rituais poderosos contra isso

Amor e Sexo

Urinar após o sexo, evitar preservativos com aromas e outras práticas podem ajudar no combate à doenças e desconfortos

Moda

O inverno já chegou e é a hora de usar aqueles casacos e jaquetas lindos; veja quais são as tendências da moda inverno neste...