Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba quais pílulas anticoncepcionais aumentam risco de trombose
Saiba quais pílulas anticoncepcionais aumentam risco de trombose - Shutterstock

Saúde

Anticoncepcionais causam trombose? Entenda melhor

Ginecologista indica quais pílulas anticoncepcionais possuem ou não esse efeito adverso

As pílulas anticoncepcionais são um importante método contraceptivo, mas que vem sendo deixado de lado desde a conscientização de que causam trombose. No entanto, não são todos que possuem essa doença como efeito adverso. Por isso, é sempre importante entender os efeitos e quais podem trazer menos riscos.

O risco de trombose ligado às pílulas anticoncepcionais ocorre porque alguns medicamentos possuem o estrogênio relacionado a um progestagênio. Nesse sentido e dependendo da fórmula, existe o risco de trombose ou outros problemas.

Por sua vez, o risco de trombose ocorre principalmente em grupos específicos, como pessoas acima de 35 anos e fumantes, hipertensas, com obesidade ou predisposição hereditária para trombose e doenças associadas ao tromboembolismo (VTE).

Atenção a medicamentos “naturais”

Após casos de trombose relacionados aos anticoncepcionais virem à tona, muitas medicações passaram a ser vendidas como uma opção “natural” e mais segura. Todavia, o ginecologista Silvio Franceschini traz alertas sobre o assunto.

Isso porque, essas pílulas continuam tendo esterol, que apesar de ser um estrogênio natural, ainda é um estrogênio. “Os estrogênios, mesmo sendo naturais, por via oral estimulam o fígado a produzir diversas substâncias, entre as quais moléculas que estimulam a coagulação, portanto deixando a mulher mais sujeita a trombose”, explica o professor da Universidade de São Paulo.

Portanto, caso você faça parte de algum grupo de risco, o ideal é também evitar esses anticoncepcionais pois eles também podem causar trombose.

Como escolher uma pílula anticoncepcional?

Se você quer manter a pílula anticoncepcional como método contraceptivo, mas tem medo de ter trombose, fique tranquila. Existem medicamentos produzidos apenas com progestagênio, que são uma opção para grupos de risco.

“Essas pílulas não aumentam o risco de trombose venosa ou arterial. Em resumo, mesmo os estrogênios naturais, nas pílulas combinadas, apresentam riscos que as pílulas só com progestagênios não têm”, explica Silvio.

Por fim, o especialista reforça que antes de iniciar qualquer anticoncepcional, o indicado é consultar um ginecologista de sua confiança. Esse profissional poderá indicar todos os prós e contras e te ajudar a evitar riscos desnecessários à saúde.

Mais notícias como essa

Casa & Decor

Às vezes, mesmo com a faxina frequente, você pode estar cometendo outros erros que atraem a poeira para o seu lar

Receitas

Super saudável, a ora-pro-nóbis pode aparecer em chás e várias outras receitas; aprenda como consumir e absorver seus benefícios

Saúde

Endometriose é responsável por cerca de 30 a 50 % da infertilidade feminina; especialista explica os tipos de tratamento

Receitas

Com essas dicas, você vai saber como fazer um brigadeiro ainda mais delicioso, praticamente uma versão gourmet do doce