Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
O boxe é uma luta cheia de benefícios para a saúde
O boxe é uma luta cheia de benefícios para a saúde - Shutterstock

Saúde

Boxe: veja os benefícios da luta para a saúde e o bem-estar

O boxe, quando praticado com os cuidados necessários, pode trazer várias vantagens, inclusive ajudando no emagrecimento

Nos últimos tempos, muitas pessoas têm buscado alternativas de exercícios físicos para cuidar da saúde e emagrecer que fujam da tradicional academia. As lutas, por exemplo, são ótimas alternativas para quem quer uma prática mais divertida do que os exercícios de academia. E que traga grandes resultados para a saúde. E, nesse sentido, o boxe aparece como uma ótima opção.

Começar o boxe é simples: existem vários ginásios, clubes ou mesmo academias respeitáveis que ensinam a luta, inclusive para pessoas bem iniciantes na prática. Antes de buscá-los, a professora Thelma Hoehne Peres Polato alerta, porém, que é necessário fazer uma avaliação médica e conversar com um profissional para ver se essa luta é adequada para você.

Ficou interessado em praticar boxe? A seguir, a especialista, que é coordenadora do curso de educação física da Universidade Cruzeiro do Sul, lista vários dos benefícios do treinamento para a saúde e alguns cuidados necessários:

Benefícios do boxe

O boxe é um esporte que oferece diversos benefícios para a saúde e bem-estar, tanto físicos quanto mentais. Aqui estão alguns dos principais, segundo a Profa. Ma. Thelma:

  • Melhora a saúde cardiovascular, aumentando a resistência e a capacidade pulmonar
  • Desenvolve a força e a resistência muscular, já que requer o uso de muitos grupos musculares diferentes
  • Aprimora a coordenação e agilidade, por conta dos movimentos precisos e rápidos
  • Seu impacto moderado pode ajudar a aumentar a densidade óssea e reduzir o risco de osteoporose
  • Ajuda a liberar o estresse e a pressão acumulados
  • Melhora a confiança e autoestima à medida que a pessoa ganha habilidades e se torna mais apta
  • Promove disciplina e foco
  • Desenvolve habilidades de autodefesa
  • É uma excelente forma de queimar calorias, já que promove atividade física intensa, aciona a musculatura de todo o corpo, provoca a elevação da frequência cardíaca, entre outras vantagens

Cuidados e restrições

Como o boxe é um esporte de contato, há sempre algum risco associado a ele. Por isso, é importante tomar certas preocupações e cuidados para minimizá-los. Além da avaliação médica antes de começar a prática, é preciso, por exemplo, certificar-se de que o seu instrutor seja experiente e qualificado.

A Profa. Ma. Thelma ainda orienta sempre fazer um aquecimento antes do treinamento, saber escutar o seu corpo e não ignorar seus limites, manter-se hidratado e alimentado corretamente e descansar bem entre os treinos.

Além disso, o uso de equipamento de proteção é fundamental no boxe. Isso inclui, de acordo com a profissional, luvas de boxe, protetor bucal, bandagens para as mãos e, em algumas situações, capacete e protetor genital. Certifique-se sempre de que seu equipamento esteja em boas condições e o utilize corretamente.

Já sobre restrições, elas não são tantas, já que quase qualquer pessoa pode praticar boxe. Porém, como já mencionado, é preciso fazer uma avaliação médica antes. Aliás, se você tiver alguma lesão prévia, especialmente nas mãos, nos punhos ou na cabeça, é preciso conversar sobre isso também com o seu médico para ver se o boxe é adequado no seu caso.

Por fim, os requisitos de segurança nos treinamentos podem variar um pouco de acordo com a idade da pessoa. Assim, certifique-se de escolher uma classe ou programa adequado à sua faixa etária e nível de habilidade.

Mais notícias como essa

Pets

Médica-veterinária explica como o estilo de vida e a castração, por exemplo, influenciam em quanto tempo vive um gato

Moda

Confira aqui algumas dicas para incorporar o jeans ao seu visual e criar looks incríveis com diferentes peças!

Casa & Decor

Algumas pessoas, especialmente as iniciantes nos cuidados com plantas, têm dificuldade em saber quando elas podem estar morrendo

Beleza

Com o inverno chegando, chegou a hora de montar um nécessaire ideal para a estação, com todos os itens indispensáveis em um clima mais...