Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Torcer pelo Brasil na Copa do Mundo requer cuidados com a voz e a audição
Torcer pelo Brasil na Copa do Mundo requer cuidados com a voz e a audição - Foto: Shutterstock

Saúde

Brasil na Copa: veja como torcer sem prejudicar a voz e a audição

Especialista dá dicas para evitar problemas como rouquidão e dor de ouvido durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo

O sextou deste 2 de dezembro será diferente, afinal, é dia de jogo do Brasil na Copa do Mundo! Assim, muita gente vai deixar o escritório mais cedo para fazer aquela bagunça com os amigos e apoiar a seleção brasileira regado a cerveja, alguns aperitivos e muitos gritos de gol.

Mas o som alto, fogos de artifício, consumo de bebidas alcoólicas e os excessos na hora de comemorar podem provocar alterações vocais e auditivas, como rouquidão, pigarro, dor de garganta, dor de ouvido, zumbido e sensação de surdez, viu?

Por isso, é importante tomar certos cuidados durante os jogos para aproveitar a competição sem prejudicar a saúde. A seguir, você confere algumas orientações do otorrinolaringologista Bruno Borges de Carvalho Barros para torcer com segurança.

Atenção com a voz

Em caso de rouquidão ou falha na voz, o especialista aconselha não sussurrar, pois isso provoca um esforço maior nos músculos do aparelho fonador, piorando ainda mais a voz que já está prejudicada. 

“Em casos de rouquidão ou afonia, poupe a voz, usando-a somente quando necessário, procure articular bem as palavras, além disso é essencial hidratar-se principalmente nos dias mais secos”, orienta o médico, que aconselha buscar um otorrinolaringologista caso o sintoma permaneça por mais de uma semana.

Ainda de acordo com o especialista, o consumo exagerado de álcool nos dias de jogos e uma dieta fora do padrão associado ao abuso vocal também podem levar a lesões nas pregas vocais. 

Cuidados com a audição

A perda auditiva é uma deficiência bastante comum e que pode aparecer durante os jogos do Brasil na Copa do Mundo. Segundo o médico, a exposição excessiva ao ruído provocado pela torcida pode causar algum grau de surdez.

Para prevenir esse problema, ele recomenda alguns cuidados com a audição neste período. Veja abaixo quais são:

  • Evite ambientes barulhentos por muito tempo e se a festa for na sua casa não abuse dos barulhos próximos das orelhas de seus familiares e convidados, principalmente em lugares fechados — vá às janelas ou até às portas para tocar as buzinas, por exemplo;
  • Para os mais velhos é importante utilizar sempre os acessórios de proteção auditiva (EPI) quando estiverem em exposição a ruídos mais intensos;
  • Coloque a música em volume abaixo da metade da capacidade dos aparelhos;
  • Cuidado com a música em ambientes com ruído de fundo. Neste caso é comum ultrapassar o limite saudável para os ouvidos;
  • Após exposição ao ruído intenso, pode aparecer sensação de “ouvido tampado”, zumbido e perda de audição;
  • Se perceber dificuldade em entender ou grande necessidade em aumentar o volume da televisão, procure um especialista para fazer um exame de audição. 

Fonte: Bruno Borges de Carvalho Barros, médico especialista em otorrinolaringologia pela Associação Brasileira de Otorrinolaringologia.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Se você tem sentido a falsidade das pessoas ao seu redor te afetando, experimente esses rituais poderosos contra isso

Amor e Sexo

Urinar após o sexo, evitar preservativos com aromas e outras práticas podem ajudar no combate à doenças e desconfortos

Beleza

Algumas vitaminas garantem o fortalecimento e o crescimento saudável dos cabelos que sofrem com a queda

Beleza

Exposição excessiva a luz azul pode destruir as fibras de colágeno e acelerar o envelhecimento da pele