Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Cãibras no verão: saiba como prevenir as dores em altas temperaturas
A desidratação é a principal causa das cãibras no verão - Foto: Shutterstock

Saúde

Cãibras: saiba como prevenir as dores em altas temperaturas

Especialistas explicam as causas das cãibras no verão e revelam quais ações ajudam a controlar as contrações musculares

As cãibras são contrações involuntárias dos músculos que costumam surgir após se espreguiçar, exercitar ou ainda durante o sono. Mas, o que poucas pessoas sabem é que no verão podemos estar mais propensos a sentir esse desconforto.

A fisioterapeuta, Walkyria Fernandes, explica que é comum as pessoas terem esse tipo de contração muscular, sobretudo em dias mais quentes, por conta da desidratação.

Isso acontece porque no calor suamos mais, e, junto com o suor, o corpo perde minerais e eletrólitos que ajudam a regular as funções dos nervos e dos músculos. “Quando esses nutrientes, principalmente o sódio, caem devido à transpiração excessiva, aumenta a incidência de cãibras causadas pelo calor”, cita a fisio.

Como evitar e aliviar as cãibras

As cãimbras também podem surgir em outras situações, como má circulação, anemia, insuficiência renal, doenças da tireoide, degenerações neurológicas, desequilíbrios hormonais e gravidez

Para evitar e atenuar esse problema, a fisioterapeuta recomenda beber bastante água e fazer exercícios regularmente. Isso porque o sedentarismo facilita o aparecimento das dores. Outro ponto importante é aquecer os músculos antes de realizar qualquer atividade.

“Podemos tentar aliviar a dor alongando o músculo contraído de uma forma bem progressiva e tranquila, sem forçar muito, mas devolvendo o posicionamento natural, até que a tensão do local vá embora e o músculo volte a sua posição”, orienta Fernandes.

Cuidados com a alimentação

Como as cãibras são causadas pela desidratação e perda de nutrientes através do suor, a nutricionista, Marianne Fazzi, aconselha consumir alimentos com grande taxa de água e ter uma dieta balanceada, à base de frutas e verduras ricas em vitaminas e sais minerais.

“É importante ingerir vitaminas B1 e B6, que estão presentes em castanhas, carnes vermelhas, cereais integrais e no feijão; o magnésio, que está no abacate, na semente de abóbora, no chocolate amargo e em oleaginosas; e o potássio, famoso por estar presente na banana, mas também em castanhas, na batata-doce, nas folhas verde-escuras e na beterraba”, indica.

E aí, curtiu as dicas? Então confira essas e outras informações no vídeo abaixo:

Mais notícias como essa

Receitas

Alimentos termogênicos aumentam a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e promovendo a queima de gordura

Saúde

Se não forem tratadas adequadamente, as varizes podem causar desconforto e provocar complicações mais graves

Receitas

Além de deliciosa para comer assistindo a um filminho, a pipoca tem vários benefícios e até emagrece, desde que consumida da forma correta

Beleza

Métodos estão cada vez mais avançados para combater inseguranças, mas podem oferecer riscos durante a gravidez