Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Ar-condicionados e ventiladores ajudam a driblar o calor no verão
Ar-condicionados e ventiladores ajudam a driblar o calor no verão - Foto: Shutterstock

Saúde

Xô, calor! Saiba como se refrescar no verão sem prejudicar a saúde

Veja os principais cuidados com o ar-condicionado e outros equipamentos para conseguir se refrescar no verão com segurança

Quem estava ansioso para a chegada do verão, não precisa mais esperar! A estação mais quente do ano começou nesta quarta-feira, 21 de dezembro, e vai até o dia 20 de março de 2023. Ou seja, teremos três meses de muito sol e calor pela frente, o que aumenta o uso de equipamentos como ar-condicionado, ventilador e umidificador de ar em casa. 

No entanto, é preciso cautela ao utilizá-los, pois, se não forem ajustados da forma correta, podem causar danos à saúde. Por isso, o otorrinolaringologista Cícero Matsuyama listou algumas dicas para usar essas tecnologias com segurança e manter-se saudável durante o verão. Confira:

Ar-condicionado

O ar-condicionado não deve ser usado com uma temperatura muito baixa, conforme orienta o especialista. Para prevenir o choque térmico e se refrescar no verão sem prejudicar a saúde, o ideal é regular o aparelho em torno de 22 °C e abrir um pouco as janelas para evitar o ressecamento do ar e diminuir as chances de proliferação de fungos e bactérias no ambiente.

Além disso, o médico destaca que é importante manter o aparelho sempre limpo. O recomendado, é limpar os dutos com água e sabão uma vez ao mês ou a cada 15 dias, se o local for mais empoeirado. Já o ar-condicionado do carro só deve ser higienizado por profissionais, uma vez que necessita do desmonte das peças. 

Ventilador

De acordo com Matsuyama, o ventilador é mais saudável do que o ar-condicionado, principalmente porque não provoca as mudanças bruscas de temperatura tão nocivas ao corpo. Contudo, o aparelho nunca deve ser direcionado diretamente para as pessoas. O melhor é posicioná-lo em direção a parede ou instalá-lo no teto, ajudando na circulação do ar.

O médico ainda explica que a limpeza do equipamento precisa ser realizada com frequência, e que o cômodo onde ele é utilizado também tem que estar sempre limpo. Caso contrário, o ventilador poderá espalhar toda a sujeira entre as pessoas, causando reações alérgicas e outros problemas respiratórios. 

“Um bom truque para limpar o ambiente é utilizar o vinagre. Muita gente não sabe, mas ele é um dos melhores bactericidas que as pessoas têm em casa, pois modifica o pH do ambiente, matando as bactérias”, acrescenta. 

Umidificador de ar 

Outro aliado nos dias quentes e secos é o umidificador de ar que pode melhorar bastante o bem-estar ao longo do verão. Porém, evite deixá-lo ligado por muito tempo, pois ambientes muito úmidos favorecem o surgimento de fungos.

“Em climas mais brandos, o umidificador pode ficar de 2 a 3 horas ligado. Vale lembrar que a umidade permanece depois que o aparelho é desligado, basta deixar o lugar fechado”, complementa. O especialista aconselha também que o aparelho seja higienizado regularmente, assim como o ar-condicionado e o ventilador. 

Bacia com água funciona?

Para quem não tem algum desses equipamentos em casa, existem soluções caseiras que podem ajudar a refrescar a casa no verão. Entretanto, algumas medidas não são eficientes, como é o caso da bacia com água, que tem uma superfície pequena demais para conseguir umidificar o ar. Nesse caso, deixe uma toalha molhada na cabeceira da cama. Além de ser mais seguro, o método funciona, segundo o médico. 

Fonte: Cícero Matsuyama, otorrinolaringologista.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Receitas

Consumir alguns legumes com casca vai facilitar a sua vida e ainda trazer vários benefícios para o seu organismo; veja quais

Beleza

Segundo dermatologista, o cortisol, hormônio causador do estresse, acelera o envelhecimento e agrava doenças de pele

Estilo de Vida

As festas juninas começam, geralmente, a partir do dia 1° de junho, mas existem variações; confira!