Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba quais os melhores carboidratos para o emagrecimento
Saiba quais os melhores carboidratos para o emagrecimento - Shutterstock

Saúde

Carboidratos: conheça os melhores aliados para o emagrecimento

Os carboidratos não precisam ser os vilões para a perda de peso; descubra quais os melhores para o processo de emagrecimento

É comum ouvir que, para emagrecer, deve-se cortar os carboidratos ou diminuí-los ao máximo. Por isso, as receitas e dietas “low carb” fazem tanto sucesso.

No entanto, segundo a nutricionista esportiva Dra. Brenda Arita, retirá-los totalmente da dieta prejudica a saúde, pois se trata de um nutriente fundamental para garantir energia.

Um estudo publicado no The Journal of Nutrition mostra que, tanto o excesso quanto a falta dos carboidratos, aumentam o risco de morte. Além disso, as dietas sem carboidratos ainda podem trazer sintomas como cansaço, tontura, dor de cabeça, fraqueza e falta de ar.

É preciso cortar o carboidrato da alimentação?

A resposta é não. É possível emagrecer comendo carboidratos (em todas as refeições, inclusive), desde que nas quantidades adequadas, chegando a um déficit calórico ideal, e da forma correta.

Uma dica importante, é saber quais são os melhores carboidratos para o emagrecimento. Até porque, eles não são todos iguais.

O problema, nesse caso, é consomir carboidratos refinados, como arroz e pão branco, em grande quantidade. Isso causa uma carga glicêmica alta e uma piora no metabolismo.

Mas, então, quais os melhores carboidratos para o emagrecimento? “São aqueles de baixo índice glicêmico, como os carboidratos complexos integrais, ou seja, que contêm mais fibras e nutrientes. Eles ajudam a controlar a saciedade e evitam picos de açúcar no sangue, o que é essencial para a perda de peso”, diz a Dra. Brenda.

Assim, o melhor é optar por opções como:

Sobre a quantidade ideal, a nutricionista explica que varia muito conforme a idade, sexo, composição corporal e, principalmente, o objetivo. De acordo com a OMS, 45-65% da alimentação costuma ser a recomendação de carboidratos.

O que evitar?

Agora que você já sabe quais os melhores carboidratos para o emagrecimento, é bom entender também quais os que mais devem ser evitados.

“É bom evitar aqueles com alto índice glicêmico e baixo teor de fibras, como açúcares adicionados e alimentos refinados (refrigerantes, sorvetes, fast food). Eles podem causar picos de açúcar no sangue, consequentemente quedas de energia, aumento da fome e o ganho de peso”, comenta a nutricionista.

Mais notícias como essa

Receitas

Super saudável, a ora-pro-nóbis pode aparecer em chás e várias outras receitas; aprenda como consumir e absorver seus benefícios

Casa & Decor

Às vezes, mesmo com a faxina frequente, você pode estar cometendo outros erros que atraem a poeira para o seu lar

Saúde

Endometriose é responsável por cerca de 30 a 50 % da infertilidade feminina; especialista explica os tipos de tratamento

Receitas

Com essas dicas, você vai saber como fazer um brigadeiro ainda mais delicioso, praticamente uma versão gourmet do doce