Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Carboidratos são vilões? Saiba como consumi-los sem arruinar a dieta
Os carboidratos também fazem parte da alimentação saudável - Foto: Shutterstock

Saúde

Carboidratos são vilões? Saiba como consumi-los sem arruinar a dieta

Nutricionista lista cinco dicas para incluir carboidratos na alimentação sem causar prejuízos ao processo de emagrecimento

Os carboidratos são conhecidos, por muita gente, como os grandes responsáveis pelo ganho de peso, sendo assim vilões da dieta saudável. Porém, eles não devem ser cortados da alimentação, pois são importantes fontes de energia para o corpo. Por isso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a nossa alimentação tenha, no mínimo, 40% de carboidratos. 

“É preciso ter em mente que esse grupo alimentar não prejudica a jornada de emagrecimento. Basta não consumi-lo em quantidade excessiva, nem optar por fontes pouco saudáveis. Se você consumir mais carboidratos do que seu corpo precisa para a energia diária, o excesso será armazenado como gordura, prejudicando seu processo de perda de peso, se não, seu consumo será benéfico”, explica Matheus Motta, nutricionista responsável pelo programa VigilantesdoPeso no Brasil.

A falta de carboidrato na rotina alimentar pode ocasionar sintomas como cansaço, tontura, dor de cabeça, enjoo, fraqueza e falta de ar. Contudo, é importante sempre estar atenta a sua fonte de consumo. Isso porque há alimentos que são digeridos rapidamente pelo organismo, provocando um pico de açúcar no sangue e uma sensação de fome em pouco tempo. Eles são chamados carboidratos refinados, como o pão branco, e devem ser consumidos com atenção

Para te ajudar a emagrecer de forma saudável e fazer boas escolhas alimentares, o Vigilantes do Peso separou 5 dicas que você pode ver abaixo:

Prefira frutas e vegetais frescos

Além de conter fibras e diversos nutrientes, como vitaminas e minerais essenciais, eles são absorvidos de maneira mais lenta, promovendo uma sensação maior de saciedade. 

Opte por grãos integrais

Eles são as melhores fontes de fibras e outros nutrientes importantes para a saúde, como as vitaminas do complexo B. 

Busque laticínios com baixo teor de gordura

Leite, queijo, iogurte e outros produtos lácteos são boas fontes de cálcio, proteína, vitaminas e minerais. Dessa forma, prefira alimentos com pouca gordura e evite os que contém adição de açúcar em sua composição. 

Reduza o consumo de açúcar adicionado

De acordo com a OMS, o consumo total de açúcar adicionado não pode ultrapassar 10% das calorias totais consumidas em um dia. Sendo assim, procure ingerir o mínimo possível. Evite doces, alimentos processados ​​e refrigerantes. 

Equilibre as porções

Consuma alimentos fontes de carboidratos em porções equilibradas e combine-os com outros alimentos fontes de proteínas e gorduras saudáveis. Uma refeição com arroz integral, feijão, frango grelhado e uma salada de legumes com azeite de oliva, por exemplo, pode ser uma ótima opção para manter a dieta.

Mais notícias como essa

Saúde

Oftalmologista explica o que é glaucoma, quais são os principais sintomas e como tratar a condição

Beleza

Profissional lista cuidados para manter a saúde e beleza dos cabelos mesmo após procedimentos que podem danificá-los

Estilo de Vida

As simpatias para o amor conseguem atrair pretendentes, ajudar o rolo a virar namoro e até fazer aquele alguém especial pensar em você

Finanças e Empreendedorismo

Com o término do prazo para declaração do Imposto de Renda se aproximando, especialista esclarece as dúvidas comuns sobre o assunto