Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Consumir frutas, verduras e legumes, beber muita água e reduzir a ingestão de álcool são atitudes que ajudam a se recuperar dos excessos de Carnaval
Saiba como se recuperar dos excessos de Carnaval - Foto: Shutterstock

Saúde

Carnaval: veja como se recuperar dos excessos após a folia

Consumir frutas, verduras e legumes, beber muita água e reduzir a ingestão de álcool são atitudes que ajudam a se recuperar dos excessos de Carnaval

O Carnaval é sinônimo de festa e diversão, mas frequentemente vem acompanhado de excessos na alimentação, que podem resultar em ganho de peso e outros problemas de saúde. Para evitar esses problemas, é importante tomar alguns cuidados com a alimentação durante e após os dias de festa.

“A forma ideal de retomar a dieta após o Carnaval é gradualmente. Evite mudanças bruscas ou restrições severas na alimentação, de imediato. Em vez disso, reduza gradativamente a ingestão de alimentos calóricos e gordurosos, aumentando a ingestão de frutas, legumes e verduras”, orienta a nutricionista Thais Brito.

Além disso, é recomendado aumentar o consumo de água, pois ajuda a eliminar toxinas do corpo e contribui para a sensação de saciedade. “Para assegurar uma alimentação equilibrada no Carnaval, é fundamental planejar as refeições com antecedência. É melhor evitar refeições fora de casa, pois os alimentos servidos em restaurantes e barracas de rua tendem a ser mais calóricos e gordurosos”, explica a especialista do SPA Estância do Lago.

Moderação é a chave 

Agora, se for comer fora de casa, a especialista orienta optar por locais que ofereçam opções mais saudáveis, como saladas, sanduíches naturais e frutas. Também é importante moderar no consumo de bebidas alcoólicas, visto que são calóricas e podem causar desidratação. 

“Levar lanches saudáveis para as festas, como frutas, castanhas e sementes, é uma ótima alternativa. Além disso, escolha bebidas mais saudáveis, como água, sucos naturais e água de coco, evitando frituras, comidas gordurosas e doces”, completa a nutricionista.

Para aqueles que planejam aproveitar o Carnaval, é essencial tomar alguns cuidados para evitar exageros. “O ideal é começar o dia com um café da manhã reforçado, garantindo energia para aproveitar a festa, e optar por pequenas refeições ao longo do dia, para não ficar com muita fome e acabar comendo demais. Por fim, não se esqueça de descansar e ter uma boa noite de sono”, aconselha a especialista.

Cuidados pós-carnaval

Depois da folia, é recomendado aumentar a ingestão de frutas, legumes e verduras em 25% a 30%. “Isso vai ajudar a repor as vitaminas e os minerais perdidos e a diminuir a sensação de inchaço. Prefira alimentos ricos em fibras, que ajudam a controlar o apetite e a sensação de saciedade”, explica Thais.

A prática regular de atividades físicas também é importante, porque ajuda a queimar calorias e a melhorar a circulação sanguínea. “Se você está seguindo uma dieta fitness, lembre-se de não se culpar por eventuais excessos. O mais importante é retomar a rotina alimentar o mais rápido possível e manter a regularidade nos exercícios físicos”, aconselha.

Mais notícias como essa

Saúde

Saiba quanto tempo antes de dormir você deve parar de beber café e qual é a quantidade máxima de cafeína recomendada para não perder...

Receitas

Algumas dicas podem te ajudar a facilitar as compras de supermercado e não passar horas do seu dia nessa tarefa

Beleza

Procedimento proporciona mais sustentação à mama e à prótese de silicone em mamoplastias e mastopexias; especialista explica

Amor e Sexo

Estudo realizado por aplicativo de relacionamento apontou a opinião de homens e mulheres sobre as camisas de time de futebol no date