Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
O celular pode trazer vários problemas se usado incorretamente
O celular pode trazer vários problemas se usado incorretamente - Shutterstock

Saúde

Celular pode prejudicar as mãos e causar acidentes; entenda

Ortopedista explica como o uso indevido ou excessivo do celular pode causar problemas de saúde e até acidentes

As pessoas são cada vez mais dependentes do celular. Afinal, o aparelho traz uma série de benefícios e funcionalidades, e ainda pode ser levado para qualquer lugar. Apesar de sua utilidade, quando usado excessivamente ou erroneamente, o celular pode comprometer a saúde das mãos e punhos e até mesmo a postura geral.

A postura curvada ao olhar para a tela do celular, por exemplo, pode levar a problemas na coluna cervical, enquanto a digitação repetitiva e o uso contínuo do polegar podem resultar em condições como tendinite e síndrome do túnel do carpo, além da rizartrose.

Leonardo Kurebayashi, que é ortopedista cirurgião de mão e punho, explica que esses danos à região ocorrem principalmente por conta da posição usada para segurar o aparelho (movimento de pinça).

“O movimento pode aumentar a carga na articulação da base do polegar em até doze vezes. Se a pessoa segurar o celular com força máxima, a carga pode chegar até vinte vezes. Isso aumentará muito a chance de degeneração articular e rizartrose (artrose na base do polegar)”, explica o profissional.

E se você usar o celular por mais de quatro horas por dia ou mais de uma hora de uma vez, sem pausas, o problema é ainda maior, podendo causar dores no polegar, punho, pescoço e ombros. “Essa dor pode ser latejante ou uma sensação de queimação, geralmente com piora após uso do polegar”, afirma.

Acidentes causados pelo celular

As lesões e problemas de saúde ligados às mãos e pulsos não são os únicos problemas ligados ao uso do celular. Um estudo conduzido por pesquisadores da Escola de Medicina da Universidade de Yale revelou que, entre 2011 e 2020, foram registrados 50.487 casos de acidentes envolvendo o uso de celular.

Isso porque muitas pessoas acabam não prestando atenção o suficiente quando andam usando o celular, o que ocasiona quedas. O problema afeta especialmente pessoas jovens, entre 11 e 30 anos. Além disso, outros tipos de acidente, ligados a atropelamentos, por exemplo, também podem ocorrer pelo uso indevido do celular.

Prevenções necessárias

Algumas medidas podem ser tomadas para evitar os problemas de saúde e ligados a acidentes trazidos pelo celular. Veja algumas listadas por Leonardo a seguir:

  • Evitar o uso contínuo do celular, fazendo pausas
  • Realizar mais chamadas ou utilizar mais mensagens de voz ao invés de digitação
  • Evitar jogos que exigem muita força no polegar
  • Utilizar o computador logado no aplicativo de mensagens para evitar o uso exclusivo do polegar
  • Ajustar a postura ao usar o dispositivo e, além disso, considerar a adoção de tecnologias assistivas, como teclados e suportes ergonômicos
  • Consultar um cirurgião especializado em mão se as dores começarem
  • Evitar usar o celular enquanto anda na rua ou em outros ambientes que possam causar acidentes

Com esses cuidados, é possível garantir que a tecnologia continue sendo uma ferramenta valiosa, e não uma ameaça à nossa saúde.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Saúde

Uvas, azeitonas, nozes, sementes e pipoca são alguns dos alimentos que possuem maior risco de provocar engasgo em pessoas acima dos 60 anos

Beleza

Cuidados simples no dia a dia ajudam a manter os cabelos loiros hidratados e com muito brilho

Receitas

Está com medo de fazer feijoada demais ou de menos para o almoço em família? Confira dicas para acertar nisso e no sabor do...