Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A chia é um superalimento que vale muito a pena incluir na dieta
A chia é um superalimento que vale muito a pena incluir na dieta - Foto: Shutterstock

Saúde

Chia: conheça os benefícios da semente na alimentação

Considerada um superalimento, a chia traz diversos benefícios para a saúde e pode ser incluída facilmente na dieta; veja como incluir

A chia é uma semente altamente nutritiva e sua composição é tão rica que ela é considerada um superalimento. Segundo Meydson Souza, nutricionista e professor do curso de Nutrição do UNINASSAU – Centro Universitário Maurício de Nassau Paulista, são vários os benefícios da chia para a saúde.

“Essa semente é rica em fibras, proteínas, ácidos graxos ômega-3 e antioxidantes. Logo, ajuda na digestão, regula a absorção de açúcar no sangue, reduz o colesterol ruim (LDL), aumenta o colesterol bom (HDL), combate o envelhecimento precoce da pele e fortalece os ossos. Além disso, tem propriedades anti-inflamatórias”, explica o especialista.

A chia também é bastante procurada por quem deseja perder peso. Isso porque, por conta de seus valores nutricionais, ela aumenta a saciedade e reduz a ingestão calórica. Ou seja, é uma aliada e tanto no emagrecimento!

Como acrescentar a chia na alimentação?

Após conhecer os incríveis benefícios da chia, uma das principais dúvidas que surge é sobre como acrescentar a semente no cardápio e no dia a dia. E de acordo com Meydson, é importante lembrar que, ao adicionar a chia à sua dieta, você também deve passar a dar ainda mais atenção à sua hidratação diária.

Isso ocorre por um motivo bem simples: como a semente absorve líquidos, ela pode causar desidratação. Além disso, a quantidade de chia a ser consumida também deve ser monitorada.

“As pessoas também devem estar atentas ao consumo excessivo, que pode causar alguns efeitos colaterais, como problemas digestivos. Geralmente, o indicado é consumir até 2 colheres de sopa por dia”, orienta o nutricionista.

Já em relação a quais receitas usar para incluir a chia na dieta, não é preciso se preocupar, afinal, a semente é bem versátil. Ela pode aparecer, por exemplo, em smoothies, pães, saladas, bolos e biscoitos.

No entanto, a forma mais simples de incluir a chia no dia a dia seja incluindo ela no consumo de iogurtes, vitaminas ou saladas de frutas. Isso pode servir tanto para o café da manhã quanto para aqueles lanchinhos no meio da tarde.

Mais notícias como essa

Pets

Dar comida demais ou de menos para os cães e gatos pode causar problemas para o bem-estar e a saúde dos animais

Pets

Veterinária explica as razões que levam a esse comportamento e como ajudar o pet a se sentir confortável em casa

Beleza

Se você é iniciante na arte de pintar as unhas em casa, algumas dicas podem tornar essa tarefa muito mais simples

Beleza

Dermatologista explica as causas dos cabelos brancos e esclarece mitos e verdades sobre o assunto