Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
No processo de perda de peso, é comum que as pessoas sintam mais fome
No processo de perda de peso, é comum que as pessoas sintam mais fome - Shutterstock

Saúde

Cinco estratégias para seguir firme na dieta e controlar a fome

Especialista em nutrição dá cinco dicas para quem quer controlar a fome e, ao mesmo tempo, perder peso

Controlar a fome é um dos maiores desafios para quem está em processo de perda de peso. Seja tanto pela diminuição de calorias, quanto pela vontade de “beliscar”, essa é uma das principais queixas de quem está de dieta. E quem confirma isso é a mestre em nutrição, Susan Bowerman.

“Algumas pessoas se queixam por ter que contar calorias ou manter um diário alimentar. Outras resmungam quando se trata de encontrar tempo para se exercitar. Mas não há um dia em que alguém não me diga que simplesmente não consegue parar de sentir fome”, comenta a especialista.

No entanto, dentro dessa situação é importante refletir se o que você realmente está sentindo é fome. Afinal, não é o mesmo que “querer comer alguma coisa”. Alguns sinais podem ajudar a distinguir o que é fome relacionada ao estresse ou emoções e a verdadeira fome física.

Para Susan, primeiro é necessário identificar qual o seu caso. E para isso, ela sugere que você se faça as seguintes perguntas:

  • “Meu estômago faz muito barulho?”;
  • “Meu nível de energia está baixo?”;
  • “Sinto fadiga mental ou estou mal-humorado?”.

Se a resposta for sim para algumas dessas situações, você realmente precisa de combustível. Esses são sintomas da verdadeira fome e é provável que seu corpo responda quando consumir alguma coisa e você passe a se sentir melhor.

Agora caso você coma por estar entediada, com raiva ou deprimido, a comida provavelmente não fará com que você se sinta melhor. E a sensação não deve durar muito. O mesmo acontece se você comer algo simplesmente porque parece ou cheira bem. Nesse caso, você vai querer descobrir outras maneiras de controlar a fome.

Se você lida com essa sensação com frequência, saiba que é possível sim controlar a fome de maneira saudável e o melhor: sem sair da dieta. Veja abaixo cinco dicas!

Pessoa com pouca comida no prato
Comer pouco não vai ajudar você a emagrecer (Foto: Shutterstock)

1. Consuma proteína para acalmar a fome:

A proteína é melhor que os carboidratos e a gordura para saciar a fome, por isso inclua alguma proteína magra em todas as refeições e lanches. Sua atuação não proporciona apenas melhorias em seu trato digestivo, mas também na química do seu cérebro, ajudando você a se sentir satisfeito e mentalmente alerta.

2. Coma alimentos ricos em água e fibras:

Eles são “volumosos”, por isso ocupam mais espaço no estômago e deixam você satisfeito. A maioria dos vegetais (exceto os ricos em amido como batatas, milho e ervilhas) também tem poucas calorias por porção justamente por conterem muita água e fibras, que não acrescentam valor calórico ao alimento. 

3. O exercício pode controlar a fome:

Uma sessão de treino pode suprimir os hormônios da fome e reduzir o apetite. Mas, seu corpo precisa de energia adequada para se manter ativo. Às vezes, na tentativa de perder peso, as pessoas cortam demais as calorias e não têm energia suficiente para se exercitar. Assim, o processo apresenta o efeito contrário.

“As pessoas costumam dizer que o exercício as deixa com fome, fazendo com que comam mais. Mas isso muitas vezes acontece porque elas não se alimentam adequadamente antes e depois do treino”, coloca Bowerman. 

4. Beba líquidos para sentir menos fome:

Consumi-los junto às refeições pode ajudar você a se sentir mais satisfeito. Algumas pessoas também confundem sede com fome. Então, mesmo que o corpo delas precise de líquidos, elas acabam comendo. Ao ficar bem hidratado, é menos provável que isso aconteça.

5. Refeições pequenas e frequentes podem ajudar a reduzir o apetite:

Comer pequenas porções a cada poucas horas ajuda a estabilizar seus níveis de açúcar no sangue ao longo do dia. Isso é importante porque, quando o açúcar no sangue cai, surgem picos de fome. Mesmo que uma pequena porção não seja suficiente, saber que você vai comer novamente em algumas horas ajuda no controle da fome.

Fonte: Susan Bowerman, mestre e especialista em nutrição da Herbalife Nutrition.

Mais notícias como essa

Receitas

Rico em vitaminas, minerais e fibras, inhame ajuda a reduzir o colesterol, auxilia no controle das cãibras e melhora a saúde intestinal

Estilo de Vida

Se você tem sentido a falsidade das pessoas ao seu redor te afetando, experimente esses rituais poderosos contra isso

Amor e Sexo

Urinar após o sexo, evitar preservativos com aromas e outras práticas podem ajudar no combate à doenças e desconfortos

Comportamento

Pesquisa realizada por universidade londrina apontou que 63% dos pais nunca falaram sobre morte com os filhos pequenos