Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Entenda as diferenças entre os tipos de cirurgias bariátricas
Entenda as diferenças entre os tipos de cirurgias bariátricas - Shutterstock

Saúde

Cirurgia bariátrica: entenda diferença entre procedimentos

Médico lista vantagens e desvantagens entre bypass gástrico e sleeve gástrico; entenda diferença entre procedimentos

Na última semana, a cirurgia bariátrica voltou a ser assunto graças a Jojo Todynho. A empresária, cantora e apresentadora revelou ter passado pelo procedimento para poder realizar o sonho de ser mãe sem correr riscos de saúde. Mas como funciona na prática? A cirurgia para emagrecer é segura? Quais são as recomendações?

Além das dúvidas comuns, é importante especificar que a cirurgia bariátrica possui variações e particularidades. Conforme explica Dr. Rodrigo Barbosa, cirurgião do aparelho digestivo, existem dois métodos mais usados: o Bypass Gástrico e o Sleeve Gástrico (gastrectomia vertical).

É importante lembrar que uma não é melhor do que a outra. Segundo o especialista, é necessária uma conversa entre cirurgião e paciente para entender a melhor opção para cada caso específico. Dr. Rodrigo comenta ainda que cada técnica tem suas vantagens e desvantagens específicas. Confira quais são abaixo!

Bypass Gástrico

O Bypass Gástrico é feito por videolaparoscopia ou cirurgia robótica, por isso quase não deixa marcas. Neste procedimento há uma redução do volume do estômago, que passa a comportar apenas 50ml de alimento.

Vantagens

  • Maior perda de peso em 2 anos
  • Maior resolução de doenças como diabetes
  • Redução de sintomas de refluxo gastresofágico no pós-operatório

Desvantagens

  • Maior risco de desnutrição
  • Mais complicações no pós-operatório tardio (hérnia interna, náuseas e vômitos, etc.), além de necessidade de suplementação vitamínica provável pelo resto da vida
  • Maior tempo cirúrgico

Sleeve Gástrico

Já o Sleeve Gástrico também pode ser feito de forma minimamente invasiva, por vídeo ou robô, apenas com pequenas incisões no abdômen. O procedimento corta o estômago em sentido vertical, tirando todo o fundo e a grande curvatura gástrica. Assim, ele passa a comportar entre 80 e 100ml.

Vantagens

  • Menor risco de desnutrição e, assim, de dependência de suplementação vitamínica
  • Boa taxa resolução de doenças metabólicas
  • Não manipulação de alças intestinais
  • Menor risco de complicações no pós-operatório
  • Menor tempo cirúrgico

Desvantagens

Qual a melhor opção de cirurgia bariátrica?

O médico finaliza dizendo que apesar de auxiliar na perda de peso, a cirurgia bariátrica não é um procedimento recomendado para todos. Por isso, é fundamental procurar por ajuda médica e entender caso a caso.

Mais notícias como essa

Saúde

Uvas, azeitonas, nozes, sementes e pipoca são alguns dos alimentos que possuem maior risco de provocar engasgo em pessoas acima dos 60 anos

Beleza

Cuidados simples no dia a dia ajudam a manter os cabelos loiros hidratados e com muito brilho

Receitas

Está com medo de fazer feijoada demais ou de menos para o almoço em família? Confira dicas para acertar nisso e no sabor do...

Comportamento

Quer saber a importância de bons amigos na infância e como ajudar seu filho a conquistar isso? Especialista explica