Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A canelite é uma condição que causa sensibilidade na canela e dificuldade para caminhar; médico explica o tratamento
Canelite causa dor e sensibilidade na canela - Foto: Shutterstock

Saúde

Canelite: saiba como reconhecer e tratar a inflamação

A canelite é uma condição que causa sensibilidade na canela e dificuldade para caminhar; médico explica o tratamento

A canelite, também conhecida como síndrome do estresse tibial medial, é uma condição comum que causa dor ao longo da borda interna da tíbia devido à inflamação dos tecidos moles ao redor do osso. 

O problema provoca dor e sensibilidade na canela, causando dificuldade para caminhar. A dor pode ser leve no início, mas pode se tornar mais intensa com o tempo e interferir nas atividades diárias. 

De acordo com o ortopedista especialista em medicina do esporte, Wander Ama, a canelite costuma acometer dançarinos, corredores e praticantes de atividades que que envolvem corrida repetitiva ou impacto nos membros inferiores

Além disso, fatores como músculos da perna fracos, desalinhamento biomecânico, calçados inadequados e aumento repentino na intensidade ou duração da atividade física podem contribuir para o desenvolvimento da canelite.

Como é feito o tratamento?

O tratamento da canelite pode envolver repouso, aplicação de gelo, uso de anti-inflamatórios não esteróides para reduzir a dor e a inflamação e adaptações no treinamento esportivo. 

Também exige fisioterapia para fortalecimento muscular e alongamento, uso de palmilhas ou calçados adequados e imobilização em casos mais graves. “É importante consultar um médico ou fisioterapeuta para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento individualizado para a canelite”, orienta Wander. 

Prevenção 

Para prevenir o surgimento da canelite, o ortopedista também enfatiza a necessidade de uma recuperação adequada entre os treinos, o que inclui descanso suficiente, nutrição balanceada e hidratação adequada como forma de evitar lesões. 

Wander sugere que os corredores realizem avaliações periódicas com profissionais de saúde para monitorar seu progresso e adaptar o treinamento conforme necessário. Assim, é possível não apenas melhorar o desempenho, mas também minimizar o risco de lesões, garantindo uma prática esportiva segura e sustentável. 

“O acompanhamento médico regular, aliado a um programa de treinamento bem estruturado e o uso de equipamentos adequados, são fundamentais para prevenir lesões como a canelite”, conclui Wander. 

Mais notícias como essa

Beleza

Especialistas listam as cores de cabelo em alta e revelam dicas para manter a saúde e vivacidade dos fios

Saúde

Além de problemas emocionais, o desejo excessivo por doces pode sinalizar desequilíbrios no funcionamento do organismo

Saúde

Especialista alerta sobre as doenças inflamatórias intestinais e a importância do diagnóstico precoce

Receitas

Se o seu bolo ficou seco demais, assou mais do que o esperado ou até ficou solado, pode ser possível reaproveitá-lo de alguma forma