Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Xô, gripe! Veja cuidados diários para fortalecer a imunidade no inverno
Fortalecer a imunidade é essencial para prevenir infecções e outras doenças - Foto: Shutterstock

Saúde

Xô, gripe! Veja cuidados diários para fortalecer a imunidade no inverno

Especialista explica o que fazer para aumentar a imunidade e proteger o corpo contra doenças respiratórias como gripes e resfriados

O inverno começa oficialmente nesta quarta-feira (21) e sua chegada marca uma importante mudança de temperatura. Isso pode agravar algumas doenças respiratórias, principalmente gripes e resfriados. 

Em razão do clima frio da estação, as pessoas tendem a permanecer em ambientes fechados, com pouca ou nenhuma ventilação, e com aglomerações. Tudo isso contribui para a disseminação dos vírus que causam essas doenças. 

Por isso, é importante redobrar a atenção com a vitamina D, essencial para a manutenção da imunidade e que pode ser reduzida por conta da baixa exposição solar, sua principal fonte de reposição. 

“Além disso, as pessoas tendem a se exercitar menos nessa época, o que pode interferir diretamente nos hábitos diários e reduzir a resposta do sistema imunológico”, complementa a nutricionista da Vitamine-se, Mayara Stankevicius. 

Para te ajudar a proteger sua saúde, a especialista separou algumas dicas que ajudam a fortalecer a imunidade e evitar formas graves dessas infecções. Confira! 

1. Pratique exercícios físicos 

Praticar atividades físicas reduz a produção de cortisol, o hormônio do estresse, que prejudica o bom funcionamento do sistema imunológico, e melhora a circulação, o que facilita o deslocamento das células imunológicas por todo o corpo. 

2. Priorize uma alimentação balanceada

Inclua frutas e vegetais das mais variadas cores em suas refeições. Assim, você consumirá maior quantidade de nutrientes, como vitaminas e minerais, que contribuem para o fortalecimento da imunidade. Veja alguns exemplos:

  • Vitamina C: sua capacidade antioxidante, protege as células de defesa contra danos e ajuda a reduzir a liberação de substâncias que promovem a inflamação;
  • Vitamina D: estimula a proliferação das células de defesa e a produção de substâncias antibióticas;
  • Zinco: ajuda na formação e no funcionamento das células do sistema imunológico, estimula a produção de substâncias anti-inflamatórias e combate os radicais livres;
  • Selênio: com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o selênio aumenta o sistema imunológico, pois combate os radicais livres e reduz a produção de substâncias inflamatórias;
  • Magnésio: auxilia no relaxamento do corpo para uma boa noite de sono, fatores fundamentais para que o sistema imunológico funcione de forma adequada,
  • Beta-glucana de levedura: prepara e “treina” as células de defesa para reagirem mais rapidamente quando vírus ou bactérias são detectados.

3. Beba água

A água é fundamental para manter as funções biológicas que fazem parte de uma vida saudável. Sem a hidratação adequada, o suprimento de nutrientes para o sistema imunológico pode ficar prejudicado, impactando diretamente em seu funcionamento.

4. Mantenha o sono em dia

Uma boa noite de sono também é importante para a imunidade, pois quando não dormimos bem, nosso sistema imunológico pode sofrer um desgaste, nos deixando mais suscetíveis a doenças. A privação do sono também eleva os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, que também prejudica nossa imunidade. 

5. Administre o estresse

O estresse prolongado eleva, de forma crônica, os níveis de cortisol, que impedem o sistema imunológico de entrar em ação para proteger o corpo contra possíveis ameaças e doenças. 

Assim, inclua pequenas pausas na rotina e invista em atividades prazerosas, como meditação, yoga, exercícios físicos, ou até mesmo um jantar com amigos ou momentos especiais com a família.

Mais notícias como essa

Entretenimento

Vai ficar em casa no Dia dos Namorados para fazer uma programação mais aconchegante? Use esses filmes e aproveite bem o dia!

Receitas

Um bom vinho é ideal para celebrar o Dia dos Namorados com o seu amor; confira dicas para acertar na escolha!

Comportamento

O uso excessivo de telas prejudica a socialização e a comunicação, além de causar mudanças de humor, atrasos cognitivos e distúrbios no aprendizado

Beleza

Confira os principais cuidados para manter a pele protegida e hidratada durante as festas juninas