Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba os cuidados para não prejudicar a coluna ao usar o celular
A coluna pode sofrer com o uso prolongado do celular - Foto: Shutterstock

Saúde

Saiba cuidados necessários para não prejudicar a coluna ao usar o celular

Especialista explica como prevenir problemas relacionados a má postura causada pelo uso prolongado do aparelho

Você já reparou na sua postura enquanto usa o celular? Muita gente pode não prestar atenção, mas a tendência é que a cabeça fique inclinada para frente. Isto eleva o peso sobre o pescoço, ombros e coluna, e amplia a pressão sobre a região, gerando grandes consequências para a saúde com o tempo. 

“O uso prolongado do celular pode prejudicar a postura devido à posição inadequada do corpo”, afirma o profissional de educação física e influenciador Aurélio Alfieri. “Quando usamos excessivamente os celulares, estamos expostos a uma série de problemas, incluindo dores de cabeça, tensão muscular, dor no pescoço e nas costas, fadiga ocular e problemas de sono. A longo prazo, o hábito pode levar a problemas de saúde graves, como desvios na coluna vertebral e hérnia de disco”, completa.

Entre as consequências deste mau hábito está o “pescoço de texto”, uma lesão por esforço repetitivo que se origina a partir da curvatura do pescoço por longos períodos, assim como a síndrome do túnel do carpo, que causa dor e formigamento na mão e nos dedos a partir da compressão de um nervo das mãos.

Cuidados essenciais

De acordo com o profissional, o impacto é ainda maior para quem tem uma vida sedentária. Isso porque, além de ampliar o risco de doenças cardiovasculares, obesidade, diabetes, doenças ósseas e mentais, o sedentarismo aumenta a tensão muscular e a fadiga. “Por isso, é importante equilibrar o tempo de uso do celular com exercícios físicos regulares e uma postura adequada”, diz Alfieri.

Dessa forma, é importante estabelecer algumas normas para reduzir os danos à coluna como fazer pausas regulares e alongar o corpo. Também é recomendado manter as costas retas e a cabeça erguida enquanto olha o celular. Outra dica do especialista é limitar o tempo de uso do aparelho e intercalá-lo com outras atividades, como ler ou caminhar para descansar o corpo.

Mais notícias como essa

Casa & Decor

Às vezes, mesmo com a faxina frequente, você pode estar cometendo outros erros que atraem a poeira para o seu lar

Receitas

Super saudável, a ora-pro-nóbis pode aparecer em chás e várias outras receitas; aprenda como consumir e absorver seus benefícios

Saúde

Endometriose é responsável por cerca de 30 a 50 % da infertilidade feminina; especialista explica os tipos de tratamento

Receitas

Com essas dicas, você vai saber como fazer um brigadeiro ainda mais delicioso, praticamente uma versão gourmet do doce