Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Uma frente fria atinge estados do Sul e Sudeste do país nesta quinta-feira (18); saiba como proteger a saúde de gripes e resfriados
Frente fria aumenta risco de gripes e resfriados - Foto: Shutterstock

Saúde

Frente fria: veja os cuidados para evitar doenças respiratórias

Uma frente fria atinge estados do Sul e Sudeste do país nesta quinta-feira (18); saiba como proteger a saúde de gripes e resfriados

Chegou a hora de tirar o casaco do armário! Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a primeira queda brusca de temperatura do outono será sentida nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, principalmente, em São Paulo.

O Inmet indica que a partir de quarta-feira (17), a frente fria vinda do Sul pode provocar chuva e deixar o tempo nublado, com temperatura máxima de 29°C e mínima de 21°C na capital paulista. O problema é que essa queda súbita de temperatura pode afetar a saúde de muitas pessoas.

De acordo com Gisele Abud, médica e diretora Técnica da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) 24h Zona Leste, gerenciada pela Pró-Saúde, o período facilita a proliferação de doenças respiratórias.

“Isso porque, durante o clima frio, temos a tendência de nos aglomerarmos em espaços fechados para evitar o gelado. O que facilita a transmissão de vírus e bactérias, causadores de infecções respiratórias como a Influenza e Covid-19”, explica a especialista.

“Além disso, crises de alergia, como rinite e bronquite, também são favorecidas pelo tempo, mas por outro motivo. “Com o ar seco e a poluição, as vias aéreas desidratam, desencadeando um processo inflamatório”, indica Gisele.

Veja formas de evitar doenças respiratórias

Como as doenças respiratórias são causadas por vírus e bactérias, é essencial se proteger por meio da vacinação. O Ministério da Saúde indica a vacina contra a gripe Influenza, que protege contra os principais vírus em circulação no Brasil.

Abaixo, saiba outras formas de proteção contra as principais doenças respiratórias causadas durante o período de frente fria:

  • Mantenha os ambientes ventilados sempre que possível;
  • Vacine-se contra doenças mais comuns nesse período, como Covid-19;
  • Use máscara em ambientes fechados ao apresentar sintomas de gripe ou resfriado;
  • Mantenha sua casa limpa e tenha cuidado com a poeira para evitar crises de rinite ou sinusite.

Mais notícias como essa

Beleza

Especialistas listam as cores de cabelo em alta e revelam dicas para manter a saúde e vivacidade dos fios

Saúde

Além de problemas emocionais, o desejo excessivo por doces pode sinalizar desequilíbrios no funcionamento do organismo

Saúde

Especialista alerta sobre as doenças inflamatórias intestinais e a importância do diagnóstico precoce

Receitas

Se o seu bolo ficou seco demais, assou mais do que o esperado ou até ficou solado, pode ser possível reaproveitá-lo de alguma forma