Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Com essas dicas, sua rotina de sono vai ficar muito melhor!
Com essas dicas, sua rotina de sono vai ficar muito melhor! - Shutterstock

Saúde

Descanso sem igual! 7 dicas para uma rotina de sono reparador

Nada pior do que não conseguir ter um sono reparador e de qualidade à noite, né? Veja dicas para evitar o problema

Quem dorme bem aproveita melhor o dia! Essa é uma afirmação que tem sido comprovada pela ciência, e que faz todo sentido para quem já experimentou noites de sono reparador. A verdade é que uma noite tranquila é um dos pilares da saúde, e o descanso de qualidade traz diversos benefícios para o nosso corpo e mente.

“Durante o sono, o corpo realiza uma série de processos de fabricação, incluindo a imunidade celular e a produção de hormônios importantes para a saúde. Além disso, é durante a noite que o cérebro consolida as memórias e os aprendizados adquiridos durante o dia”, alerta Alessandra Feltre, nutricionista da Puravida.

Assim, para promover uma noite de sono reparador, separamos 7 dicas da profissional que vão ajudar a organizar a sua rotina e alcançar o descanso pleno:

Ter um horário regular para dormir e limitar o consumo de cafeína

O sono é regulado por um relógio biológico interno, que ajuda a controlar a liberação de hormônios e neurotransmissores necessários para iniciar e manter o descanso. Ter um horário para dormir ajuda a sincronizar esse mecanismo interno do corpo, permitindo que o organismo se prepare para o descanso na hora certa.

Além disso, consumo de cafeína pode afetar a qualidade do sono, pois a substância é um estimulante que pode interferir na regulação do sono. E o pior é que a cafeína pode permanecer no organismo por várias horas após o consumo, viu? Por isso, a partir das 14h já é bom cortar a sua ingestão!

Tomar um chá antes de dormir

Muitas pessoas encontram no chá uma maneira natural e agradável de relaxar. Algumas ervas são inclusive conhecidas por suas propriedades calmantes e sedativas, incluindo camomila, valeriana, maracujá, lavanda e erva-cidreira.

Elas apresentam compostos que ajudam a reduzir a ansiedade e induzir ao sono. Além disso, o ritual de preparar e beber o chá pode ajudar a diminuir o estresse e a ansiedade, facilitando o momento do descanso. Que tal experimentar?

Criar um ritual pré-sono

Esse processo pode ajudar a preparar a mente e o corpo. Isso envolve escolher atividades que ajudem a relaxar e a desacelerar antes de dormir, como ouvir música calma, tomar um banho quente ou praticar meditação. Aí vai da sua criatividade! O objetivo é criar um ambiente tranquilo e livre de estímulos estressantes, permitindo que o corpo fique mais leve.

Jantar até as 20h

Comer uma refeição pesada e tarde pode interferir no sono, por levar a problemas de digestão, refluxo ácido e desconforto gastrointestinal. Ou seja, jantar até às 20h e optar por refeições leves, com alimentos ricos em nutrientes e fibras, vai ajudar a manter a energia e a melhorar a qualidade do descanso. É recomendável evitar alimentos que possam causar desconforto, como alimentos picantes, gordurosos ou açucarados, especialmente logo antes de dormir.

Evite telas uma hora antes de dormir

A exposição à luz azul contida por telas eletrônicas pode interferir na produção de melatonina, ou hormônios que ajudam a regular o sono. Por isso, evitar o uso de telas uma hora antes de dormir é bom para preparar o cérebro para o descanso, melhorando a qualidade do sono reparador. Não custa nada tentar, não é mesmo?

Praticar atividade física pela manhã e ter exposição à luz do dia

A exposição à luz do dia e a prática de atividades físicas pela manhã também são indicadas para regular o relógio biológico e aumentar a disposição, facilitando dormir bem à noite. Além disso, o esporte também reduz a ansiedade e o estresse que podem estar relacionados à insônia.

Consumir nutrientes que ajudam a dormir melhor

Alguns nutrientes, como a melatonina, o triptofano e o magnésio, melhoram a qualidade do sono. Eles podem aparecer em alimentos como nozes, sementes, frutas e vegetais, além de suplementos alimentares específicos. Lembrando que é importante consultar um profissional antes de iniciar o uso de qualquer suplemento.

Mais notícias como essa

Moda

Você já pensou nos seus looks de inverno para esse ano? Confira opções de peças para apostar e deixe suas produções ainda mais estilosas

Saúde

Especialista explica passo a passo de exercícios de respiração que são ótimos para a saúde e o bem-estar; confira e pratique

Receitas

Higienização correta dos alimentos é primordial para evitar a intoxicação alimentar e garantir a saúde e o bem-estar

Receitas

Algumas dicas podem te ajudar a facilitar as compras de supermercado e não passar horas do seu dia nessa tarefa