Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Desodorante ou antitranspirante? Veja as diferenças
Desodorante ou antitranspirante? Veja as diferenças - Shutterstock

Saúde

Desodorante X Antitranspirante: entenda quando usar cada um

Especialistas comentam as diferenças entre usar um desodorante ou um antitranspirante; veja e escolha qual comprar da próxima vez

O desodorante é uma parte essencial da rotina de higiene de muitas pessoas. Afinal, é ele que impede que aquele cheirinho desagradável surja após um dia agitado ou de calor, não é mesmo?

Isso não quer dizer que ele deva ser usado sempre, já que o suor é importante para o organismo. “É um fenômeno natural e necessário, que age no controle da temperatura corporal e na excreção de certas substâncias que podem ser tóxicas ao organismo”, explica Dr. Franklin Veríssimo, que atua com medicina estética em Fortaleza e em São Paulo. 

É importante ressaltar que o desodorante deve sempre ser aplicado na pele totalmente seca. O recomendado é usá-lo no começo do dia, mas ele pode ser reaplicado depois dependendo da necessidade.

Porém, uma dúvida que muitas pessoas têm é sobre os produtos chamados de antitranspirantes. Quais suas diferenças para aqueles nomeados apenas como desodorantes? Qual é melhor usar – desodorante ou antitranspirante?

Entenda melhor os produtos a seguir:

Desodorante ou antitranspirante?

De acordo com a dermatologista Dra. Fabiana Seidl, a função do desodorante é reduzir a quantidade de bactérias e a umidade nas axilas. “Ele possui substâncias antissépticas que vão inibir a proliferação bacteriana e diminuir o cheiro desagradável”, explica ela, que é Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Os antitranspirantes, por sua vez, funcionam de outra forma. “Eles possuem sais de alumínio na sua composição e funcionam inibindo a eliminação de suor pelas glândulas sudoríparas”, detalha a Dra. Fabiana.

O Dr. Franklin explica que, como o antitranspirante tem cloreto de alumínio, ele pode não ser bom para quem tem irritação a esse componente. Além disso, há o risco de o produto obstruir os poros e inflamar as glândulas sudoríparas.

Entretanto, a Dra. Fernanda Aragão, dermatologista da AClinic, de Belo Horizonte (MG), ressalta que isso não quer dizer que o produto possa causar tumores, como muitas vezes se diz por aí. “A absorção para o sangue do alumínio que existe no desodorante não é significativa e não existem estudos que comprovem qualquer relação entre desodorantes com alumínio e tumores”, diz.

Mais notícias como essa

Receitas

Colocar alguns alimentos no micro-ondas pode não ser adequado ou mesmo se mostrar perigoso; saiba quais não devem ir no eletrodoméstico

Estilo de Vida

A prática de exercícios físicos durante a menstruação pode trazer benefícios para o bem-estar físico e emocional

Receitas

Alimentos termogênicos aumentam a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e promovendo a queima de gordura

Pets

Saiba como se preparar para garantir a segurança e o bem-estar do seu animal de estimação durante a viagem