Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A escovação de dentes previne diversos problemas e doenças
A escovação de dentes previne diversos problemas e doenças - Foto: Shutterstock

Saúde

Dia da Saúde Bucal: especialista diz quantas vezes por dia devemos escovar os dentes

Segundo pesquisa, a maioria dos brasileiros escova os dentes até duas vezes por dia; mas será que isso é o suficiente? Profissional explica

Você sabia que 90% da população escova os dentes apenas duas vezes por dia? Inclusive, é bem possível que você também esteja dentro dessa estatística. Mas será que isso é o suficiente? É o que vamos descobrir agora!

Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde, feita pelo Ministério da Saúde em parceria com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no período de 2013 a 2019, 25% das pessoas de 45 a 59 anos perderam 13 ou mais dentes.

Para que esse número de dentes perdidos seja tão alto, há alguma coisa de errado, não é mesmo? Pois é! Mas nem sempre isso é culpa da escovação. O indicado é escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia.

De acordo com a cirurgiã-dentista Katia Blume, até mesmo uma escovação por dia pode ser o suficiente, desde que seja bem feita. “Se você fizer uma escovação, mas que seja correta, de forma que consiga limpar todas as superfícies dos dentes, então uma por dia vai deixar você com os dentes saudáveis”, explica.

Ainda que uma boa escovação garanta bons resultados, o ideal mesmo é manter as três escovações por dia com capricho. Até porque, escovar os dentes menos do que o necessário pode causar várias doenças e problemas, como cáries e gengivite.

Agora se por um lado escovar de menos traz problemas, por outro lado esse exagero na quantidade de escovações também não vale a pena, principalmente se você usa muita força. Isso pode retrair a gengiva e causar problemas no futuro.

Em relação ao porquê de brasileiros não escovarem os dentes com frequência assim como não terem um bom cuidado com a higiene da boca, Dra. Katia explica que os motivos podem variar. Existem pessoas, por exemplo, que realmente não dão importância a isso, enquanto outras acabam deixando a higiene bucal de lado por conta da rotina agitada.

Outras dúvidas sobre a escovação

A cirurgiã-dentista também respondeu a algumas das outras principais dúvidas sobre a escovação dos dentes. Veja a seguir:

Qual a melhor escova de dentes?

“Indicamos com cerdas macias e a cabeça não pode ser muito grande”, explica a especialista.

Qual o melhor tipo de fio dental?

Segundo a cirurgiã-dentista, é aquele ao qual você se adaptar melhor, mas ela indica bastante o extrafino.

Escovar os dentes e sair sangue é normal?

Não. Na verdade, segundo a profissional, a gengiva saudável não sangra. Se isso ocorrer, pode ser um sinal de gengivite.

Preciso usar enxaguante?

“Ele usado somente para um frescor no hálito, não indicamos”, diz Dra. Katia.

Mais notícias como essa

Comportamento

No inverno, dá muita vontade de passar o dia inventando coisas divertidas em casa mesmo, né? Veja opções para fazer na estação

Receitas

Cada um dos tipos de banana pode ser melhor para determinados usos ou dependendo do seu gosto; confira as características dos mais comuns

Saúde

Sensação de cansaço excessivo na menopausa é um sintoma comum, mas que exige atenção em alguns casos

Beleza

A leitura e compreensão das informações que constam nas embalagens é fundamental para evitar problemas durante o uso de produtos cosméticos