Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Dia do café: saiba como a bebida afeta seus dentes
Dia do café: saiba como a bebida afeta seus dentes - Shutterstock

Saúde

Dia do Café: saiba se a bebida realmente faz mal para os dentes

Especialista explica se café é realmente um vilão para a saúde bucal e como cuidar melhor dos dentes para evitar os problemas

O café é uma bebida muito consumida em vários locais do mundo. Inclusive, aqui no Brasil tem muita gente que não acorda de verdade enquanto não beber uma xícara, não é mesmo? A bebida é tão amada que tem um dia só para ela – afinal, hoje (14) é comemorado o Dia Mundial do Café!

Porém, infelizmente, é verdade sim o que dizem por aí: o café pode fazer mal para os dentes e causar manchas neles. Por isso, conversamos um pouco com a cirurgiã-dentista Katia Blume para entender melhor o porquê disso e se é necessário cortar essa bebida da nossa dieta.

Segundo ela, o café tem o pH mais baixo que o da boca, sendo bastante ácido, e é justamente isso que traz problemas. “Essa acidez acaba agredindo o esmalte do dente provocando desmineralização e tornando o mesmo mais poroso. Esse processo facilita que o pigmento escuro do café se instale no esmalte, causando manchas nos dentes”, explica a especialista.

Além disso, Katia comenta que o desgaste do esmalte deixa a dentina mais aparente. Isso acaba dando aos dentes aquele tom amarelado que a gente tanto tenta evitar.

É claro que o café não pode ser 100% culpado pelos problemas para os dentes, até porque existem outras bebidas que também podem causar danos parecidos. De acordo com Katia, outras bebidas escuras (o vinho, por exemplo) também podem manchar os dentes, e o álcool, por sua acidez, ainda vai enfraquecer o esmalte do dente.

Dieta sem café?

Apesar dos danos que o café pode trazer para os dentes, não é preciso se desesperar caso você seja daquelas pessoas que não aguentam ficar sem aquela xicarazinha de café de manhã ou à tarde. Isso porque não é necessário cortar a bebida completamente da dieta, somente tomar certos cuidados.

A seguir, veja as dicas de Katia para evitar que os seus dentes fiquem com danos por causa do café:

  • Enxague a boca com água após tomar café. Isso neutraliza os ácidos da bebida sobre os dentes e acelera a normalização do pH, preservando o esmalte. A água ajuda, ainda, a repor mais rapidamente a saliva, limpando os dentes
  • Escove os dentes de 20 a 30 minutos após a ingestão do café
  • Na hora de fazer essa escovação, enxague a boca e dê um tempo para o pH se estabilizar antes, e só então escove os dentes

Mais notícias como essa

Moda

Nesse momento de oscilação entre frio e calor conhecido como meia-estação, é preciso peças que se adaptem bem a diferentes temperaturas

Astrologia

Saiba qual das fases da lua é a melhor para cada tipo de procedimento, tratamento ou mudança nos cabelos e por quê

Saúde

Ginecologista explica as causas da enxaqueca menstrual e como amenizar o incômodo provocado pela condição

Estilo de Vida

As simpatias com milho podem ajudar em diversas áreas da vida, como na profissional, na amorosa e até na estética