Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja os hábitos que podem te ajudar a envelhecer saudável e feliz
Veja os hábitos que podem te ajudar a envelhecer saudável e feliz - Shutterstock

Saúde

5 dicas essenciais para envelhecer de forma saudável

Para envelhecer com uma boa saúde e podendo desfrutar bem cada momento, é necessário adquirir hábitos saudáveis; veja quais

Envelhecer com saúde e felicidade é uma das maiores metas das pessoa, não é mesmo? E para chegar bem à terceira idade e conseguir aproveitar tudo o máximo possível, é preciso tomar algumas medidas preventivas.

Atualmente, no Brasil, a expectativa de vida é de 77 anos, segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022. Esse número já é bem alto, considerando que em 1900, a expectativa de vida no país era menos da metade. Porém, pesquisadores da Universidade da Geórgia acreditam que esse ainda não é o máximo ao qual os seres humanos podem chegar.

Por isso, é cada vez é mais importante adquirir hábitos saudáveis desde cedo e continuar com eles ao longo da vida. “Por mais que saibamos que existe uma ponte entre a juventude e nossa morte, chamada envelhecimento natural, também sabemos que manter a qualidade dessa ponte é o que diferencia uma velhice saudável e feliz ou não”, diz Sarah melo, especialista em geriatria e gerontologia.

A especialista cita hábitos para se envelhecer de forma saudável. Veja a seguir!

Crie e mantenha uma rede de apoio

Todos sabemos que amigos, familiares, parceiros e colegas de trabalho e de outros ambientes são sempre importantes. Porém, como a terceira idade é uma época de muitas perdas, manter esses laços é ainda primordial.

“Perdemos o viço da pele, a ocupação (com a aposentadoria), pessoas queridas se vão (por diminuição da convivência, mudança ou morte), por vezes perdemos a independência (limitações físicas e de mobilidade). Por essas questões, pesquisas apontam o poder transformador de uma rede de apoio bem sedimentada. Com ela, a sensação de sentir-se aceito e amado mantém a alegria e o propósito da vida”, destaca Sarah.

Cuide da mente e do emocional

A saúde psíquica é muito importante, e ela começa com o autoamor. Segundo Sarah, é importante ser compassivo, amável e realista nos pensamentos sobre si próprio, sem ser extremamente crítico e maléfico consigo mesmo.

“Assim, você controlará seu estresse e ansiedade e fará com que sua autoestima e seu autoamor se elevem a ponto de te sustentarem nas maiores adversidades”, afirma a médica, que atende no centro clínico do Órion Complex.

Pense na alimentação

Ter uma alimentação saudável é importante em qualquer idade e, para quem não se atenta a isso, muitos problemas podem vir na terceira idade. Ou seja, para ter um envelhecimento saudável, o melhor é começar a se preocupar com o que ingere, priorizando refeições balanceadas e satisfatórias ao mesmo tempo.

Tenha acompanhamento médico preventivo

É essencial monitorar como anda o organismo, mesmo quando parece não haver nada errado, já que alguns problemas podem ser silenciosos no início. Descobrindo-os rápido, há uma chance maior de tratá-los.

“Conseguimos tudo isso depositando a saúde nas mãos de bons profissionais, capacitados, para orientar e conduzir a saúde individualmente de cada um, através de exames e procedimentos específicos”, diz Sarah.

Pratique exercícios

A geriatra ressalta que praticar exercícios é essencial para fortalecer o sistema imunológico, prevenir o aparecimento de doenças crônicas e manter a mente saudável. “A prática de atividades físicas para os idosos minimiza os impactos do tempo no processo de envelhecimento, como o enfraquecimento dos músculos. Em pessoas previamente sedentárias, os benefícios serão percebidos mais lentamente, mas nem por isso serão mais modestos”, afirma.

Sobre como escolher uma atividade para se exercitar, ela dá uma dica. “O exercício ideal será aquele que respeitará duas regras: a preferência pessoal de cada pessoa aliado ao preparo e possibilidade física de cada um”, explica.

Vale reforçar ainda que é preciso um profissional para auxiliar pessoas idosas que queiram começar a fazer exercícios, para que lesões e acidentes sejam evitados.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Finanças e Empreendedorismo

Ensinar educação financeira para crianças é um passo fundamental para prepará-las para a vida adulta

Receitas

Está com medo de fazer feijoada demais ou de menos para o almoço em família? Confira dicas para acertar nisso e no sabor do...

Beleza

Transformações hormonais e emocionais no puerpério pode resultar em perda de cabelo para muitas mulheres