Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A dieta da banana funciona? Descubra aqui
A dieta da banana funciona? Descubra aqui - Shutterstock

Saúde

Dieta da banana é uma boa escolha para emagrecer? Entenda

Muito se fala sobre como a dieta da banana traz resultados rápidos no emagrecimento, mas isso não quer dizer que ela não tenha riscos

Vira e mexe, surgem na internet técnicas que envolvem usar a banana como um meio para emagrecer rapidamente. É o caso das chamadas dieta da banana ou do chá de banana. Mas será que isso realmente funciona?

Essa tendência fez sucesso pela primeira vez em 2008 no Japão e foi criada pela farmacêutica Sumiko Watanabe. E a dieta tem como base comer banana todos os dias pela manhã. A ideia é substituir todo o café da manhã por banana à vontade. Em algumas variações, é dito que você deve consumir apenas quatro bananas com um ou dois copos de água em temperatura ambiente, ou morna.

E claro que não há problema em colocar a banana na sua dieta. Afinal, ela tem inúmeros benefícios para a saúde. “A banana é uma fruta classificada como um alimento com alto valor nutricional, sendo rica em potássio, vitaminas do complexo B, magnésio, fibras e triptofano. A fruta também possui efeito antioxidante, antibacteriano, antitrombótico, vasodilatador, anti-inflamatório e anticarcinogênico”, explica o médico nutrólogo Jefferson Alexandre, que faz parte do time da Odara.

Porém, será que a ideia de trocar a refeição matinal por bananas todos os dias é realmente boa e segura? Segundo o especialista, não exatamente.

Problemas da dieta da banana

Antes de mais nada, é importante ressaltar que a banana não é o melhor alimento para comer em tanta quantidade quando se quer emagrecer. “A redução de peso defendida pela dieta da banana se daria pela saciedade causada pela fruta, ao criar uma espécie de gel no estômago que levaria à demora da digestão. Porém, o consumo exagerado da fruta pode, na verdade, dificultar o emagrecimento, justamente por ela ser rica em carboidratos, o que aumenta o valor calórico das refeições”, diz Jefferson.

Além disso, na dieta da banana, a principal refeição do dia acaba não oferecendo variedade de nutrientes o suficiente para que o corpo tenha energia para realizar as tarefas do cotidiano. Nesse sentido, o eficaz é fazer uma dieta onde os nutrientes sejam distribuídos bem entre horários e refeições corretas.

Vale ressaltar ainda que pacientes renais crônicos e diabéticos devem fugir ainda mais dessa dieta. Isso porque o primeiro grupo não deve consumir excesso de potássio e o segundo precisa evitar o excesso de açúcar.

Ou seja, pode sim acrescentar banana na dieta, já que essa fruta faz muito bem para a saúde. Mas não dessa forma, substituindo toda uma refeição por ela diariamente.

Fonte: Saúde em Dia

Mais notícias como essa

Receitas

Rico em vitaminas, minerais e fibras, inhame ajuda a reduzir o colesterol, auxilia no controle das cãibras e melhora a saúde intestinal

Estilo de Vida

Se você tem sentido a falsidade das pessoas ao seu redor te afetando, experimente esses rituais poderosos contra isso

Amor e Sexo

Urinar após o sexo, evitar preservativos com aromas e outras práticas podem ajudar no combate à doenças e desconfortos

Moda

O inverno já chegou e é a hora de usar aqueles casacos e jaquetas lindos; veja quais são as tendências da moda inverno neste...