Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Confira quais são os alimentos que ajudam a melhor a função cognitiva do cérebro
Confira quais são os alimentos que ajudam a melhor a função cognitiva do cérebro - Foto: Shutterstock

Saúde

Dieta MIND? Conheça alimentos que ajudam a melhorar a memória

Nutricionista Lucas de Albú explica a relação entre hábitos alimentares com a função cognitiva e indica comidas que ajudam a memória

Ter uma boa memória é fundamental para o cotidiano. Afinal, são diversos compromissos importantes, objetos guardados e uma rotina pessoal e profissional que precisam ser mantidas em ordem. Mas você sabia que é possível melhorar o funcionamento do cérebro a partir da alimentação?

Pois é! De acordo com o nutricionista Lucas de Albú, existe uma relação direta entre hábitos alimentares e a função cognitiva. Nesse sentido, há alimentos que ajudam a manter a concentração, melhorar a memória e prevenir distúrbios neurológicos. “O cérebro necessita de nutrientes para sua formação e manutenção das funções, e há nutrientes específicos para cumprir diferentes papéis dentro da estrutura do cérebro”, explica o especialista.

No entanto, é importante ressaltar que não há conclusões científicas que determinados alimentos isoladamente melhorem a memória, foco ou concentração. Por isso, a principal recomendação nutricional é ter um padrão alimentar saudável todos os dias, e manter uma alimentação equilibrada e variada, segundo Lucas.

Alimentos que ajudam a melhorar a memória

Ficou curioso (a) para saber quais são os alimentos que auxiliam a mente a trabalhar melhor? Então confira quatro opções abaixo!

  • Vegetais: as hortaliças concentram um mix de nutrientes que auxiliam no sistema nervoso. Elas apresentam ainda o ácido fólico, vitamina que resguarda a massa cinzenta e ajuda a reduzir o risco de demências. Alguns exemplos são: espinafre, couve, rúcula e brócolis.
  • Abacate: o abacate é rico em vitaminas B6, B12, C e E, além de selênio, luteína, colina e outros compostos importantes para os neurônios. Ele é um alimento que possui gordura monoinsaturada, que protege as artérias, garantindo um bom fluxo sanguíneo para o cérebro. Alguns outros que possuem funções parecidas são: azeite de oliva, amêndoa, amendoim, castanhas, gergelim e óleo de canola.
  • Peixes: salmão, atum, sardinha, arenque e cavalinha são ricos em Ômega 3, que atuam na conexão entre os neurônios.
  • Ovo: excelente fonte de proteína. A gema do ovo especificamente, que muitas vezes é considerada a vilã da história por possuir colesterol, está repleta de colina, uma das vitaminas do complexo B, que atua na memória.

Dieta ‘MIND’

Outra possibilidade que também pode te ajudar a melhorar a memória é a dieta ‘MIND’. Nessa alimentação, predominam nutrientes que garantem a melhor fluidez da ligação entre os neurônios, o aumento da plasticidade dessas células cerebrais e a diminuição da inflamação e da oxidação. Ou seja, ela tenta melhorar tudo que garante um bom funcionamento cognitivo.

“Essa dieta prevê o consumo de pelo menos três porções de grãos integrais (aveia, centeio, grão de bico, feijão, ervilha, quinoa, entre outros), uma porção de salada e uma porção de vegetal diariamente, junto com um copo de vinho. Os lanches devem incluir frequentemente oleaginosas, isto é, a turma das nozes, castanhas e amêndoas. Peixes são indicados, no mínimo, uma vez na semana, enquanto as aves são bem-vindas pelo menos duas vezes por semana”, destaca Lucas.

O nutricionista diz ainda que alimentos devem ser evitados nesse cardápio: carne vermelha, manteiga, margarina, queijos, doces, fritura e fast food. “Isso não significa que você deve cortar completamente os itens da sua lista, mas sim consumi-los com pouca frequência. Converse com o seu médico ou nutricionista para entender em qual intensidade você pode comer cada um deles”, finaliza ele.

Mais notícias como essa

Pets

Dar comida demais ou de menos para os cães e gatos pode causar problemas para o bem-estar e a saúde dos animais

Pets

Veterinária explica as razões que levam a esse comportamento e como ajudar o pet a se sentir confortável em casa

Beleza

Se você é iniciante na arte de pintar as unhas em casa, algumas dicas podem tornar essa tarefa muito mais simples

Amor e Sexo

Especialistas explicam o que é preciso avaliar para o relacionamento continuar dando certo depois do casamento