Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Confira 7 dietas para emagrecer que realmente funcionam
Dietas para emagrecer que são restritivas oferecem risco à saúde - Foto: Shutterstock

Saúde

Confira 7 dietas para emagrecer que realmente funcionam

Saiba agora quais dietas para emagrecer contribuem de fato para a perda de peso sem fazer você passar fome

O que não falta por aí são dietas para emagrecer que prometem fazer você perder peso em pouco tempo. O problema é que algumas delas oferecem um alto déficit calórico, que além de perigoso à saúde, também é insustentável a longo prazo. 

O déficit calórico é o principal ponto para quem deseja emagrecer de forma saudável. Nele, você consome menos calorias do que gasta. Quando o déficit calórico de uma dieta é muito alto, você até queima gordura no início, mas depois recupera tudo de novo – o famoso efeito sanfona

Por isso, o segredo para conseguir emagrecer e não engordar novamente é traçar um plano alimentar sustentável. Pensando nisso, separamos abaixo 7 tipos de dietas para emagrecer que realmente funcionam. Confira:

Dieta mediterrânea 

Ela tem como base os alimentos in natura, como frutas, legumes, verduras e gorduras boas, como azeite e oleaginosas, além de proteínas como leite, queijos e frutos do mar. Já alimentos industrializados e embutidos são restringidos pela dieta. 

Dieta funcional

Os alimentos funcionais são ricos em nutrientes importantes, como vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes. Esses nutrientes ajudam a manter o corpo saudável e funcionando corretamente, apoiando funções vitais como o crescimento, o desenvolvimento e a reparação celular. 

Dieta saborosa

Ela é formada por um cardápio variado com alimentos saborosos e nutritivos preparados de diversas formas: grelhados, assados e temperados com especiarias que deixam a comida ainda mais gostosa. 

Dieta acessível

Outra sugestão de dieta para emagrecer é compor um cardápio saudável com alimentos sazonais. Ou seja, alimentos colhidos de acordo com a sua época de safra. Além de mais baratos, esses produtos ficam ainda mais saborosos quando consumidos na época de colheita.

Dieta low carb

Além de contribuir para o emagrecimento, ela também proporciona excelentes benefícios à saúde. No entanto, sem um acompanhamento nutricional, essa estratégia alimentar pode não render os resultados esperados.

Dieta mind

Ela é baseada em um cardápio composto por alimentos naturais, como frutas, legumes, vegetais, oleaginosas, peixes e aves. Dessa forma, há uma restrição para produtos ultraprocessados que geralmente são pobres em nutrientes e possuem excesso de açúcar.

Jejum intermitente 

Essa dieta alterna períodos de jejum e períodos de alimentação balanceada. Ela reduz os níveis de insulina, contribui para perder gordura e aumenta a qualidade de vida devido à restrição calórica imposta pelo jejum.

Fontes: Saúde em Dia; Dra. Tatiana Amalfi, nutricionista; Dra. Cris Ribas Esperança, nutricionista funcional; Dra. Adriana Stavro, nutricionista; Dr. Guilherme Corradi, médico especialista em medicina do esporte.

Mais notícias como essa

Saúde

Saiba quanto tempo antes de dormir você deve parar de beber café e qual é a quantidade máxima de cafeína recomendada para não perder...

Receitas

Algumas dicas podem te ajudar a facilitar as compras de supermercado e não passar horas do seu dia nessa tarefa

Beleza

Procedimento proporciona mais sustentação à mama e à prótese de silicone em mamoplastias e mastopexias; especialista explica

Amor e Sexo

Estudo realizado por aplicativo de relacionamento apontou a opinião de homens e mulheres sobre as camisas de time de futebol no date