Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Dor ciática: entenda causas, sintomas e tratamento
A dor ciática exige atenção médica se persistente - Foto: Shutterstock

Saúde

Dor ciática: entenda causas, sintomas e tratamento

A dor ciática, além de provocar grande desconforto, pode ser sintoma de lesões na coluna como a hérnia de disco

A dor ciática é uma dor leve ou intensa causada pela compressão ou inflamação no nervo ciático. De acordo com a Sociedade Europeia da Coluna, Eurospine, muitos casos de dor ciática se resolvem em até seis semanas e sem necessidade de tratamento. 

Segundo o ortopedista e especialista em coluna do Núcleo de Medicina Avançada do Hospital Sírio-Libanês, André Evaristo Marcondes, a dor ciática é um dos sintomas de hérnia de disco e outros problemas que podem causar a compressão deste nervo.

“O disco herniado, no entanto, é o responsável pela maioria dos casos de dor ciática, pois além de causar compressão, o material do seu núcleo pode vazar e causar irritação ao nervo, devido sua composição química”, aponta o médico. 

Sintomas da dor ciática

A dor ciática se manifesta por toda a extensão do nervo, atingindo, desta forma, as costas, glúteos, coxas e lateral das pernas. O desconforto costuma surgir de forma leve ou intensa e causa sensação de formigamento, queimação e pontadas. Segundo o especialista, a dor torna-se crônica quando persiste por mais de três meses. 

“Existem situações em que o problema foi tratado e a dor não responde. Isso significa que o caso evoluiu para um quadro de dor crônica complexa e intratável, uma das complicações mais temidas desse tipo de lesão. Neste cenário, será preciso uma intervenção específica para estas dores”, esclarece. 

Como prevenir e aliviar as dores?

A prevenção envolve a adoção de hábitos saudáveis para controlar o peso e a postura. Assim, atividades simples, como alongamento, caminhada e exercícios que fortaleçam o abdômen e as costas, auxiliam na sustentação da coluna e evitam o desgaste dos discos intervertebrais. Além disso, existem algumas ações que ajudam a aliviar as dores, tais como:

  • Não ficar muito tempo na mesma posição;
  • Fazer compressas frias ou quentes para conter a inflamação;
  • Ao dormir, utilizar colchões firmes, mas não muito duro ou macio demais;
  • Fazer alongamento de lombar e pernas, com cuidado para não machucar e piorar a inflamação;
  • Tomar analgésicos, anti-inflamatórios ou outros tipos mais específicos de medicação, como anti-depressivos específicos e anti-convulsivantes, com orientação de um médico;
  •  Recorrer a terapias alternativas, como acupuntura.

“Estas dicas ajudam a aliviar o quadro de dor, que pode durar até seis semanas, mas é imprescindível procurar um médico para identificar a manifestação da dor ciática. Dessa forma, a ação será na causa, com consequente cura ou melhora deste sintoma”, finaliza Marcondes. 

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Se você tem sentido a falsidade das pessoas ao seu redor te afetando, experimente esses rituais poderosos contra isso

Amor e Sexo

Urinar após o sexo, evitar preservativos com aromas e outras práticas podem ajudar no combate à doenças e desconfortos

Beleza

Algumas vitaminas garantem o fortalecimento e o crescimento saudável dos cabelos que sofrem com a queda

Beleza

Exposição excessiva a luz azul pode destruir as fibras de colágeno e acelerar o envelhecimento da pele