Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba como as dores na coluna afetam a saúde mental
Saiba como as dores na coluna afetam a saúde mental - Shutterstock

Saúde

Dores na coluna podem afetar a saúde mental; entenda melhor

As dores na coluna, que tanto incomodam, também podem trazer problemas como a depressão, ansiedade e estresse; saiba o que fazer

As dores na coluna são um problema que atinge muitas pessoas no Brasil e no mundo. E esses desconfortos lombares causam diversos problemas de saúde, que resultam assim em limitações físicas em suas vidas.

Mas as dores na coluna também têm consequências para a saúde mental, podendo desencadear ou agravar sintomas de depressão, ansiedade e estresse, como explica o Dr. Bruno Fabrízio, ortopedista.

“Esses problemas de dores lobares frequentemente causam desconforto físico, limitações nas atividades diárias e, em alguns casos, uma qualidade de vida significativamente reduzida. No entanto, além dos efeitos físicos óbvios, é possível apontar uma conexão entre a dor crônica nas costas e problemas de saúde mental”, comenta o profissional, que é especializado em cirurgia endoscópica da coluna vertebral e procedimentos minimamente invasivos para o tratamento da dor.

Como as dores na coluna afetam a saúde mental?

As dores na coluna podem, por exemplo, trazer a sensação de impotência e isolamento por não conseguir realizar atividades, o que contribui para problemas emocionais. Além disso, as dores constantes podem afetar a qualidade do sono, aumentando a instabilidade do humor.

Assim como as dores nas costas podem desencadear questões de saúde mental, um problema emocional também pode aumentar os desconfortos. “Indivíduos que sofrem de depressão podem ser mais sensíveis à dor, tornando a sensação mais intensa e debilitante”, alerta o Dr. Bruno Fabrízio.

O que fazer?

O primeiro passo contra as dores na coluna é consultar um ortopedista. “Quando a dor nas costas passa a interferir significativamente na qualidade de vida, a busca por soluções eficazes é crucial. Realizar uma consulta com um profissional especializado na realização de procedimentos cirúrgicos pontuais pode proporcionar aos pacientes a chance de recuperar a mobilidade e a qualidade de vida que era afetada pelas dores na área lombar”, declara o especialista.

Assim, você evita tanto as consequências físicas quanto as mentais desse problema. Além disso, vale lembrar que se a sua saúde mental estiver sendo afetada, é importante buscar especialistas nessa área também.

Mais notícias como essa

Saúde

Uvas, azeitonas, nozes, sementes e pipoca são alguns dos alimentos que possuem maior risco de provocar engasgo em pessoas acima dos 60 anos

Beleza

Cuidados simples no dia a dia ajudam a manter os cabelos loiros hidratados e com muito brilho

Receitas

Está com medo de fazer feijoada demais ou de menos para o almoço em família? Confira dicas para acertar nisso e no sabor do...

Comportamento

Quer saber a importância de bons amigos na infância e como ajudar seu filho a conquistar isso? Especialista explica