Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Saiba como amenizar as dor no ombro mudando hábitos no dia a dia
Saiba como amenizar a dor no ombro mudando hábitos no dia a dia - Foto: Shutterstock

Saúde

Dores no ombro: 3 dicas valiosas para aliviar o desconforto

Ortopedista revela como pequenas mudanças de hábitos no cotidiano podem ser a solução para grande parte das dores

Trocar de roupa, pentear o cabelo e até escovar os dentes podem ser tarefas desafiadoras para quem convive com dores no ombro. Segundo a Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED), esse tipo de incômodo é um dos mais relatados pelos pacientes, ficando atrás apenas das dores nos joelhos e na coluna.

Isso porque, o ombro é a articulação de maior mobilidade do corpo humano e a que mais usamos para as tarefas diárias. Sendo assim, são as mais suscetíveis a lesões inflamatórias por movimentos excessivos e repetitivos, como tendinites e bursites, além das doenças degenerativas e traumáticas.

Para o ortopedista especialista em cirurgia do ombro e cotovelo, Dr. Layron Alves, quando essas dores ainda não são sintomas de uma doença, como artrose, fraturas e inflamações, é possível amenizá-las com algumas pequenas mudanças de hábitos. Abaixo, ele revela 3 grandes dicas:

Corrija a postura

Há uma série de hábitos que ocasionam as dores nos ombros, entre elas, a má postura. “As pessoas não imaginam que a coluna pode interferir diretamente no ombro. Mas, quando uma coluna está desalinhada, isso gera algumas tensões musculares na região da escápula, que consequentemente aumenta a sobrecarga dos tendões do ombro. E isso significa dor”, alerta.

Por isso, se você costuma passar longos períodos sentada, levante-se algumas vezes e faça leves alongamentos. Cruze os braços, um de cada vez, na frente do tórax e pressione-o junto ao peito. Realize também rotações do pescoço e flexões laterais, por exemplo. Isso ajudará a reduzir a tensão nos ombros e, consequentemente, a dor.

Reduza o estresse

Outro ponto muito comum, mas pouco relacionado às dores nos ombros é o estresse. Além de dores de cabeça, mudanças na pressão arterial e no humor, ficar estressado acaba deixando os músculos rígidos e tensionados, o que se manifesta em quadros de dor no corpo, inclusive nos ombros.

“Quando falamos de estresse e tensão, é comum que as pessoas busquem a solução do problema em relaxantes musculares. Mas, antes de fazer uso de um medicamento e acabar tratando apenas o sintoma, o ideal é tratar a causa da dor, procurando atividades relaxantes, que possam equilibrar a tensão do dia a dia como hobbies, meditação e massagens”, recomenda.

Faça atividades físicas

A última dica do ortopedista não é um segredo, no entanto, a simples falta da atividade física na rotina ainda faz muita gente sofrer com dores nos ombros e em outras partes do corpo. Isso porque, quando o corpo é submetido a exercícios físicos, ocorre a liberação de endorfina, o hormônio responsável por reduzir a dor e provocar a sensação de alívio e de prazer.

Consulte um especialista

Apesar das dicas, que podem ajudar a amenizar o desconforto nos ombros, é importante também estar atenta a recorrência e a intensidade da dor. Segundo o Dr. Layron, dores causadas por inflamações e traumas não irão diminuir. O ideal, nestes casos, é sempre passar por uma consulta médica para que o quadro seja tratado de acordo com o histórico clínico do paciente. 

Fonte: Dr. Layron Alves, ortopedista especialista em cirurgia do ombro e cotovelo e sócio da Clínica Larc.

Mais notícias como essa

Saúde

Uvas, azeitonas, nozes, sementes e pipoca são alguns dos alimentos que possuem maior risco de provocar engasgo em pessoas acima dos 60 anos

Beleza

Cuidados simples no dia a dia ajudam a manter os cabelos loiros hidratados e com muito brilho

Receitas

Está com medo de fazer feijoada demais ou de menos para o almoço em família? Confira dicas para acertar nisso e no sabor do...

Comportamento

Quer saber a importância de bons amigos na infância e como ajudar seu filho a conquistar isso? Especialista explica