Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Se comparar com os padrões estéticos das redes sociais pode prejudicar sua jornada de emagrecimento
Se comparar com os padrões estéticos das redes sociais pode prejudicar sua jornada de emagrecimento - Foto: Shutterstock

Saúde

Como emagrecer sem ceder aos padrões estéticos? Especialista explica

Para perder peso, é importante cuidar também da sua mente; veja dicas que podem te ajudar durante essa jornada

Em uma época em que é muito comum se comparar com o outro em relação ao corpo e imagem, especialmente por conta das redes sociais, se faz cada vez mais necessário tomar certas precauções para não ficar preso a padrões estéticos, principalmente quando o desejo é mudar os hábitos e emagrecer.

“Quando falamos em perder peso de forma saudável, precisamos levar em consideração o conceito da beleza consciente. Cada pessoa tem uma estrutura, um biotipo e o seu próprio padrão. A gente sabe que a estética também é importante e muitas vezes é isso que motiva inicialmente o indivíduo, então precisamos encontrar uma forma de equiparar os desejos, trazendo um olhar de saúde tão relevante quanto o da estética”, explica Edivana Poltronieri, especialista em emagrecimento saudável.

A profissional ainda conclui que existe um mantra que pode ser aplicável para todas as pessoas que passarão por este processo e que ajuda a deixar de lado apenas aquele anseio de se ter o ‘corpo perfeito’: “Cuidar da saúde mental e do bem-estar pessoal não é apenas sobre perder peso, é sobre ganhar vida”, finaliza.

É importante pontuar que emagrecer de forma saudável exige acompanhamento médico e orientação adequada. No entanto, existem passos importantes que podem te ajudar durante esse processo. Confira quais são:

Comece aos poucos e com equilíbrio

Há quem ache que os resultados do emagrecimento só aparecem quando se muda a vida e a rotina de um dia para o outro. Mas a verdade é que ir aos poucos, respeitando o seu próprio tempo também vai te ajudar a obter bons resultados.

“É importante inserir os novos hábitos saudáveis de forma equilibrada no dia a dia, começar parando de ingerir certos alimentos e quantidades, depois ir para uma alimentação mais saudável e assim por diante. Dessa forma, é possível fazer com que essas mudanças sejam mais duradouras, ganhando realmente uma vida mais saudável”, conta Edivana.

Faça atividades físicas que te deem prazer

Nada de se obrigar a praticar aquilo que não gosta! Hoje em dia existem muitos exercícios e atividades físicas que podem ser praticadas, como a musculação, esportes, danças, entre outros. Por isso, é essencial optar por alguma modalidade que faça sentido para você.

“Respeitar a individualidade e limite pessoal, pode ajudar de forma benéfica para a jornada de emagrecimento, pois quando a gente realiza atividades que nos dão prazer, além de queimar calorias, estamos alimentando a saúde da nossa mente e do corpo. No processo de emagrecimento, a atividade física ajuda também na melhora da condição física, do funcionamento biológico e diminui o risco de doenças cardiovasculares”, ressalta a especialista.

Tenha comprometimento com a sua alimentação

Ter uma rotina equilibrada vai facilitar e muito sua jornada para emagrecer. “Ao regularizar o organismo, ter um horário correto para comer e se manter nutrido, seguindo um plano alimentar elaborado por um profissional, ajuda a manter o metabolismo acelerado e avisar o cérebro que o corpo pode queimar calorias, isso porque o corpo as gasta mesmo em repouso. No entanto, é preciso manter um déficit calórico acentuado e supervisionado por um nutricionista e não deve estocá-las”, explica a profissional.

Beba água

Além de essencial para o organismo, beber água regularmente faz bastante diferença para a perda de peso. “A água é vital para o nosso corpo, já que ela auxilia na absorção de nutrientes, transporta as vitaminas por todo o organismo e contribui para um bom funcionamento geral de todos os órgãos”, indica Edivana.

Cuide da sua mente

Isso vai te ajudar a ter autocontrole e bem-estar, já que são dois pontos importantes para obter bons resultados na hora de emagrecer. “A mente e o corpo precisam estar em harmonia, ambos sendo cuidados igualmente e diariamente. Não dá para pensar apenas em um ou no outro, pois se a nossa mente está fragilizada, geralmente compensamos na alimentação. E se focamos apenas no corpo, podemos desenvolver problemas sérios, como ansiedade. Por isso, exercitar também o ato de não se comparar a padrões, fará com que cada pessoa encontre o seu próprio caminho”, finaliza a especialista.

E aí, curtiu as dicas? Então lembre-se sempre de evitar comparações durante seu processo de emagrecimento e tenha em mente que progresso é progresso!

Mais notícias como essa

Entretenimento

Vai ficar em casa no Dia dos Namorados para fazer uma programação mais aconchegante? Use esses filmes e aproveite bem o dia!

Receitas

Um bom vinho é ideal para celebrar o Dia dos Namorados com o seu amor; confira dicas para acertar na escolha!

Comportamento

O uso excessivo de telas prejudica a socialização e a comunicação, além de causar mudanças de humor, atrasos cognitivos e distúrbios no aprendizado

Beleza

Confira os principais cuidados para manter a pele protegida e hidratada durante as festas juninas