Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Aprenda a reconhecer os sintomas da endometriose
Aprenda a reconhecer os sintomas da endometriose (Crédito: Shutterstock)

Saúde

Endometriose: conheça outros sintomas além da cólica menstrual intensa

A cólica é o principal sintoma da endometriose, mas também é possível diagnosticá-la por meio de outros sinais; saiba quais são

No Brasil, uma em cada 10 mulheres têm endometriose, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Entretanto, por ser uma doença “silenciosa” e de diagnóstico tardio, os especialistas acreditam que esse número possa ser ainda maior.

Isso acontece pois os sintomas são, muitas vezes, ignorados por suas portadoras, que os confundem com as cólicas normais da menstruação.

“É um problema muito estigmatizado, visto que muitas pacientes possuem receio em falar o que estão sentindo. É muito difícil as pessoas em volta dessa mulher entenderem essa dor, por isso, acaba sendo subestimado por ela mesma”, expõe o ginecologista e obstetra Dr. Marcos Tcherniakovsky.

Apesar de provocar fortes cólicas durante o período menstrual, a endometriose também pode ser assintomática, viu? Por isso, é tão importante fazer visitas regulares ao ginecologista, pois, além dessa, você ainda pode prevenir e evitar outras doenças.

O diagnóstico da endometriose costuma ser tardio
O diagnóstico da endometriose costuma ser tardio (Crédito: Shutterstock)

A causa da endometriose

A endometriose ocorre quando as células do endométrio — tecido que envolve a cavidade do útero —, não são expelidas na menstruação e migram para outras regiões do corpo, como trompas, ovário e intestino.

“Em algumas situações, este tecido, além de ser eliminado em forma de menstruação, volta pelas trompas, alcança e se deposita na cavidade pélvica e abdominal, formando a doença que, por vezes, é de caráter crônico e progressivo”, explica o ginecologista Eduardo Schor, presidente da Sociedade Brasileira de Endometriose.

Sintomas:

O primeiro sinal de alerta da endometriose são as cólicas menstruais intensas e incapacitantes. No entanto, existem outros sintomas que merecem nossa atenção. Abaixo, listamos os principais deles: 

  • Dor profunda na relação sexual;
  • Dor pélvica fora do período menstrual;
  • Fadiga crônica;
  • Dificuldade para engravidar;
  • Diarreia;
  • Constipação intestinal;
  • Modificação da consistência das fezes no período pré-menstrual e na menstruação;
  • Dor ou sangramento ao evacuar, ou urinar durante a menstruação.

“Isto se deve à secreção de prostaglandinas pelos implantes da doença. A prostaglandina estimula a contração do intestino, fazendo com que a mulher vá ao banheiro um número maior de vezes durante o fluxo menstrual. Mas quando a doença é avançada, o intestino grosso pode ser acometido e os sintomas se tornam mais exuberantes. Sangramento ao evacuar, sensação de querer ir ao banheiro toda hora e dificuldade para evacuar são sinais de que a doença já avançou”, alerta Schor.

Fontes: Saúde em Dia; Dr. Marcos Tcherniakovsky, ginecologista e obstetra; Dr. Eduardo Schor, ginecologista e presidente da Sociedade Brasileira de Endometriose.

Mais notícias como essa

Entretenimento

Vai ficar em casa no Dia dos Namorados para fazer uma programação mais aconchegante? Use esses filmes e aproveite bem o dia!

Receitas

Um bom vinho é ideal para celebrar o Dia dos Namorados com o seu amor; confira dicas para acertar na escolha!

Comportamento

O uso excessivo de telas prejudica a socialização e a comunicação, além de causar mudanças de humor, atrasos cognitivos e distúrbios no aprendizado

Beleza

Confira os principais cuidados para manter a pele protegida e hidratada durante as festas juninas