Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Identificar a causa das dores nas pernas é essencial para realizar o tratamento adequado e amenizar o desconforto
Dores nas pernas podem ter diversas causas - Foto: Shutterstock

Saúde

Dores nas pernas: veja as causas mais comuns

Identificar a causa das dores nas pernas é essencial para realizar o tratamento adequado e amenizar o desconforto

As dores nas pernas são um problema comum que afeta muitas pessoas. Elas podem ter diversas causas e provocam grande desconforto, dificultando a realização de tarefas e atividades diárias. 

Assim, caso esse problema esteja gerando desconforto constante, é importante buscar identificar qual a causa da dor para que seja possível realizar um tratamento médico adequado.

Para te ajudar a tratar essa condição, o cirurgião vascular e angiologista Eduardo Toledo de Aguiar preparou uma lista com as principais causas das dores nas pernas. Confira: 

1. Problemas musculares e nos tendões

Uma das principais causas de dores nas pernas está em problemas musculares ou nos tendões. Situações de estresse, exercícios físicos de intensidade ou usar sapatos desconfortáveis podem causar problemas nos músculos e tendões dando origem às dores.

Também é possível que as dores nas pernas sejam causadas por problemas mais sérios, como cãibras ou mesmo tendinites, sendo necessário buscar uma análise médica caso ela persista por muito tempo.

2. Problemas articulares

As dores nas pernas também podem estar ligadas a problemas articulares, como artrite e artrose, podendo apresentar maior ou menor intensidade dependendo de fatores como condição climática, prática de exercícios repetitivos e impactos no dia a dia.

Esse tipo de problema é caracterizado por variações na intensidade das dores, que podem ser mais intensas durante o dia ou durante a prática de atividades físicas e menos constantes durante o repouso.

3. Varizes

Por fim, as varizes também são um grande causador de dores nas pernas. Isso porque elas são resultado da má circulação do sangue, provocando inchaços, formigamento, dores e sensação de cansaço constante nas pernas.

Procure orientação médica

Existem diversos fatores que podem levar a dores nas pernas, por isso, caso os sintomas persistam por um longo período de tempo, é importante procurar um médico especializado para indicar as causas desse tipo de problema.

Além de realizar o diagnóstico da causa do desconforto, o médico também será capaz de definir quais os melhores tratamentos para cada situação, especialmente em problemas crônicos relacionados a essa condição. 

Mais notícias como essa

Beleza

Especialistas listam as cores de cabelo em alta e revelam dicas para manter a saúde e vivacidade dos fios

Saúde

Além de problemas emocionais, o desejo excessivo por doces pode sinalizar desequilíbrios no funcionamento do organismo

Saúde

Especialista alerta sobre as doenças inflamatórias intestinais e a importância do diagnóstico precoce

Receitas

Se o seu bolo ficou seco demais, assou mais do que o esperado ou até ficou solado, pode ser possível reaproveitá-lo de alguma forma