Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Atividades como yoga e meditação ajudam a envelhecer bem
Atividades como yoga e meditação ajudam a envelhecer bem - Foto: Shutterstock

Saúde

Quer envelhecer bem? Veja 7 dicas para alcançar a longevidade com saúde

Incorporar hábitos saudáveis à rotina desde cedo é fundamental para envelhecer bem; especialista comenta

Envelhecer de forma saudável é o desejo de grande parte das pessoas. Mas para conseguir alcançar esse objetivo, é preciso começar a buscar pela qualidade de vida o mais cedo possível, como orienta o nutricionista funcional Diogo Cirico.

“Tão importante quanto a genética, que determina nossas predisposições a certas doenças, podemos enfrentar isso e definir como vamos envelhecer. Tudo o que consumimos e fazemos, e até mesmo os sentimentos bons e ruins, influenciam a forma como chegaremos na terceira idade. Ou seja, a gente decide hoje como vai ser a nossa velhice”. 

Segundo o especialista, adotar um estilo de vida equilibrado, com atenção para a saúde e o bem-estar, é essencial para alcançar a longevidade e, o mais importante, viver melhor. Abaixo, você confere 7 hábitos saudáveis para se desenvolver ao longo da vida e envelhecer bem. 

Durma bem

Cirico explica que o corpo humano precisa parar para repor as energias, portanto, boas noites de sono são indispensáveis. “O corpo é a única máquina que quanto mais usamos, menos ela se desgasta, mas mesmo assim algum desgaste naturalmente vai acontecer com o tempo. Um sono adequado repõe as energias e isso faz toda a diferença lá na frente”, observa.

Passe tempo com os amigos

Felicidade e longevidade andam juntas, por isso, passar tempo com a família e os amigos é uma dica valiosa. “Ter conexões sociais é o mais forte indicador de felicidade. Pessoas felizes estão sempre cercadas de amigos. E é esse contato humano que renova a nossa energia”, indica.

Comece a se mexer

A atividade física ajuda na manutenção da massa e da função muscular, fundamentais para garantir autonomia para a pessoa idosa. “O exercício promove eficiência para o sistema nervoso central, afasta os riscos de doenças neurodegenerativas como o Alzheimer e combate quadros de ansiedade, insônia e angústia”, lista Cirico. O ideal, de acordo com ele, é fazer no mínimo 150 minutos de exercícios por semana, que podem ser divididos em cinco vezes de 30 minutos, por exemplo. 

Respire, inspire

O grande perigo do século passado eram as doenças infecciosas. Agora, o desafio para envelhecer bem é gerenciar o estresse. Como enfrentamos diversas situações estressantes, não há uma fórmula única e mágica, mas há estratégias que todos podem usar. “Para alguns, basta reorganizar a rotina diária de tarefas; outros adotam um hobby. Atividades como yoga, tai chi chuan, meditação e uso de técnicas de respiração também têm bons resultados”, enumera.  

Reavalie sua alimentação

Diogo Cirico explica que, entre as mudanças de vida, a alimentação é a que mais influencia na qualidade de vida. “Não existe atalho. O único caminho passa pelo alto consumo de frutas, vegetais, grãos integrais, peixes e aves, consumo moderado de laticínios, baixo de açúcares e, moderado em gorduras saturadas e alimentos processados”, explica o nutricionista.

Exercite o cérebro

Assim como o corpo, o cérebro também precisa estar em constante atividade e em aprendizagem para chegar afiado na terceira idade. “Tanto faz se for um livro técnico, palavras cruzadas ou um hobby, o importante é você reservar uma parte do seu tempo para atividades em que aprenda algo novo. Isso estimula a saúde dos neurônios e as interações entre eles, chamadas de conexões neurais.”, esclarece o especialista. 

Atenção ao que importa

Durante o dia somos expostos a uma série de estímulos, como poluição visual e auditiva. “Isso torna mais difícil ter atenção plena naquilo que estamos fazendo. Quando eu não consigo perceber as coisas por completo, posso passar a ver o copo sempre ‘meio vazio’. Medir a importância dos problemas nos ajuda a perceber que muitos não merecem tanta atenção. Podemos treinar o nosso cérebro para praticar a atenção plena e ver as coisas boas que acontecem ao nosso redor”, completa.

Mais notícias como essa

Moda

Você já pensou nos seus looks de inverno para esse ano? Confira opções de peças para apostar e deixe suas produções ainda mais estilosas

Saúde

Especialista explica passo a passo de exercícios de respiração que são ótimos para a saúde e o bem-estar; confira e pratique

Receitas

Higienização correta dos alimentos é primordial para evitar a intoxicação alimentar e garantir a saúde e o bem-estar

Receitas

Algumas dicas podem te ajudar a facilitar as compras de supermercado e não passar horas do seu dia nessa tarefa