Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Chef de cozinha Érick Jacquin causou polêmica que repercutiu no fim de semana
Chef de cozinha Érick Jacquin causou polêmica que repercutiu no fim de semana - Foto: Instagram / @erickjacquin

Saúde

Jacquin admite não escovar os dentes em podcast; entenda riscos

Declaração foi dada pelo MasterChef em entrevista ao Flow Podcast na última quinta-feira (27); saiba dos perigos por trás de atitude

No último fim de semana, o chef Érick Jacquin causou polêmica nas redes sociais ao admitir que não gosta de banhos e que nunca escova os dentes. A declaração foi feita no Flow Podcast na quinta-feira (27), onde o MasterChef ainda reforçou que não lembrava quando esteve pela última vez em um consultório odontológico.

Enquanto muitos usuários nas redes sociais aproveitaram para associar sua nacionalidade francesa à falta de hábitos de higiene, outros estranharam tais declarações. Isso porque, o chef ficou bastante conhecido por comandar o “Pesadelo na Cozinha”, reality show de restaurantes bem famoso por ter diversas broncas de Érick Jacquin quanto a higiene dos estabelecimentos.

Mas para além da polêmica, quais os riscos à saúde por não higienizar os dentes corretamente? Fomos atrás da Dra. Gabriela Nicolellis, que é cirurgiã dentista, e nos contou mais sobre os perigos da falta de escovação. Confira!

Dentes bonitos?

Durante sua fala no podcast, Érick Jacquin comentou que mesmo não fazendo a escovação diária, seus dentes continuam bonitos. No entanto, a dentista comenta que aliado a isso, ainda há outros hábitos que interferem na saúde bucal. Durante o episódio, por exemplo, o chef de cozinha fumava charuto.

“Afirmar que os dentes estão bonitos seria um pouco arriscado, já que sabemos que placa dental se forma em menos de 48 horas sem escovar ou passar fio dental.
E o cálculo dental, que é a evolução da placa bacteriana, se forma entre 3 e 6 meses, podendo ser agravado pelo déficit salivar, caso o paciente tenha hábito de fumar”, explica Gabriela Nicolellis, que também é diretora da Clínica Gen.

De acordo com a especialista, o ato de fumar acaba interferindo no fluxo salivar, o que acelera a formação de cálculos dentais e na pigmentação do tártaro. Mas existem outros riscos por trás da falta de escovação.

“A falta de higiene bucal (limpeza dental e da língua) além de causar mau hálito, pode resultar em cáries e também em periodontite, uma doença onde há reabsorção óssea e que pode levar a perda dos dentes”, finaliza Nicolellis.

Mais notícias como essa

Casa & Decor

Às vezes, mesmo com a faxina frequente, você pode estar cometendo outros erros que atraem a poeira para o seu lar

Receitas

Super saudável, a ora-pro-nóbis pode aparecer em chás e várias outras receitas; aprenda como consumir e absorver seus benefícios

Saúde

Endometriose é responsável por cerca de 30 a 50 % da infertilidade feminina; especialista explica os tipos de tratamento

Receitas

Com essas dicas, você vai saber como fazer um brigadeiro ainda mais delicioso, praticamente uma versão gourmet do doce