Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Escolher a escova de dente certa é importante para garantir uma limpeza eficiente e evitar problemas de saúde bucal
Escova de dente deve oferecer conforto e facilidade de uso - Foto: Shutterstock

Saúde

Escova de dente: 3 dicas para escolher o modelo ideal

Escolher a escova de dente certa é importante para garantir uma limpeza eficiente e evitar problemas de saúde bucal

Uma rotina adequada de cuidados com a higiene bucal é fundamental para manter os dentes saudáveis. No entanto, existem alguns outros cuidados que devem ser tomados para garantir a saúde bucal.

Além da higienização oral frequente e de um acompanhamento odontológico adequado, escolher a escova de dente certa desempenha um papel crucial na promoção da boa limpeza dos dentes

Para orientar nesse processo, o cirurgião dentista Dr. Alexandre Ravani, compartilhou algumas dicas essenciais para escolher a escova de dente ideal. Confira:

Tipos de cerdas

Ao se deparar com uma infinidade de opções no corredor de produtos odontológicos, a escolha do tipo de cerdas é o primeiro passo para uma higienização bucal eficaz. De modo geral, as escovas com fibras macias ou médias são ideais para a limpeza, pois não causam danos à gengiva ou ao esmalte dentário. 

Já as escovas de cerdas duras são indicadas para pessoas com próteses dentárias. Segundo ele, elas são eficazes na remoção de resíduos alimentares e placa bacteriana do aparelho. Também são indicadas para pessoas com mobilidade reduzida ou que têm dificuldades para escovar os dentes. “No entanto, mesmo nesses casos, é importante usar com cuidado e delicadeza”, aponta o CEO e sócio fundador da rede de clínicas odontológicas PróRir.

Tamanho da escova

A dimensão do limpador bucal desempenha um papel importante na eficácia da higienização bucal. Uma cabeça pequena é mais funcional para alcançar todas as áreas da boca, especialmente se você tem dentes próximos uns dos outros. Além disso, um cabo confortável é essencial, por isso escolha um que seja fácil de segurar para garantir uma escovação adequada.

Frequência de troca

Por mais que a escova de dente pareça estar em boas condições, é vital trocá-la a cada três meses, ou antes, se os filamentos estiverem desgastados. Após doenças infecciosas, a substituição imediata da escova é recomendada para evitar a reintrodução de germes na cavidade oral.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Especialista ensina como aplicar a neurociência no seu dia a dia para aumentar a sua disposição e melhorar a sua produtividade

Pets

Médica-veterinária explica como o estilo de vida e a castração, por exemplo, influenciam em quanto tempo vive um gato

Receitas

Nada mais decepcionante do que fazer um bolo e ele murchar, não é mesmo? Descubra como não passar mais por isso

Receitas

Fazer uma tapioca deliciosa como aquelas de café da manhã de hotel é possível; basta saber de alguns truques especiais