Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Ganho de peso: 9 dicas para evitar engordar durante o inverno
O inverno aumenta o apetite e impulsiona o ganho de peso - Foto: Shutterstock

Saúde

Especialista dá dicas para quem não quer ganhar peso no inverno

No inverno, muitas pessoas ficam com mais fome e, por isso, têm medo de ganhar peso; saiba como evitar isso no período

A chegada do inverno deve ser motivo de atenção com o ganho de peso. Isso porque, em dias mais frios, o nosso organismo gasta mais calorias para se manter aquecido, aumentando, assim, o desejo por alimentos ricos em calorias e carboidratos.

Além disso, há uma redução do consumo de água, o que também contribui para o aumento do apetite. Ou seja, é preciso tomar cuidado, especialmente se estiver em processo de emagrecimento.

A seguir, a endocrinologista e metabologista Thais Mussi elencou algumas dicas que podem ajudar nessa tarefa de não ganhar peso no inverno. Veja:

Aumente a porção dos alimentos

Aumente com moderação a quantidade ou a ingestão de alimentos calóricos nas refeições. Isso aumenta a sensação de saciedade e, consequentemente, diminui a vontade de “beliscar” alimentos ao longo do dia. 

Faça atividades físicas

É comum que as pessoas diminuam a atividade física no inverno, o que impulsiona o ganho de peso neste período. Então, procure manter a rotina de exercícios, mesmo que seja difícil sair no frio. 

Beba água

Consumir a quantidade adequada de água também é importante para manter o corpo em atividade, prevenir a desidratação e reduzir a sensação de fome. 

Cuidado com as sopas

O inverno é uma época em que as pessoas costumam consumir sopas. No entanto, é preciso ter cuidado com os ingredientes do prato. O ideal é adicionar no máximo 4 tipos de vegetais, um macarrão leve, um tipo de carne e maneirar no consumo de queijo.

Consuma saladas

Fonte de fibras e nutrientes, as saladas também devem fazer parte da alimentação no inverno. Assim, opte por opções que possam ser refogadas com azeite, como repolho, espinafre, couve e agrião.

Atenção ao consumo de massas

O equilíbrio é ponto fundamental para passar o inverno sem ganho de peso. Por isso, evite comer pratos muito calóricos, como lasanha e macarrão, o tempo todo. 

Inclua o mingau nas refeições

O mingau é um alimento nutritivo e delicioso para consumir no inverno. Lembre-se apenas de optar por opções saudáveis. Consuma uma tigela no café da manhã ou lanche da tarde para aumentar a sensação de saciedade. 

Invista em bebidas quentes

Chás e cafés são muito bem-vindos no inverno. O chocolate quente também, porém em menor quantidade ou em versões nas quais o leite utilizado seja menos gorduroso.

Faça lanches saudáveis

Frutas como banana e abacate, e oleaginosas, como nozes e castanhas, são opções de lanches adequados no inverno, pois fazem muito bem para a saúde. Aposte nessas delícias!

Mais notícias como essa

Moda

Nesse momento de oscilação entre frio e calor conhecido como meia-estação, é preciso peças que se adaptem bem a diferentes temperaturas

Estilo de Vida

Influenciadora e especialista em Lei da Atração, Nanda Silveira lista as melhores técnicas de manifestação para encontrar sua alma gêmea

Receitas

Com essas dicas, preparar um feijão delicioso e com o caldo na consistência certa vai ficar muito mais fácil

Astrologia

Saiba qual das fases da lua é a melhor para cada tipo de procedimento, tratamento ou mudança nos cabelos e por quê