Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Fertilização in vitro: conheça famosas que recorreram ao tratamento
O sucesso da fertilização in vitro depende de alguns critérios - Foto: Shutterstock

Saúde

Fertilização in vitro: conheça famosas que recorreram ao tratamento

Veja quem já recorreu à fertilização in vitro, técnica que é uma alternativa para os casais com dificuldades para engravidar

Os tratamentos de reprodução assistida têm crescido cada vez mais em todo o mundo e no Brasil não é diferente. Segundo o relatório do SisEmbrio divulgado em 2023, referente aos tratamentos realizados em 2022, são realizados anualmente no Brasil por volta de 40.000 ciclos de fertilização in vitro (FIV).

Segundo o mestre em medicina reprodutiva, Dr. Matheus Roque, a técnica da fertilização in vitro é composta por diferentes etapas, como a estimulação dos ovários para obter múltiplos óvulos, assim como coleta, análise, seleção e micromanipulação dos gametas. Após a fertilização, os embriões ainda são mantidos em incubadoras por alguns dias antes de finalmente serem colocados no útero da mulher. 

“Na transferência embrionária existe a possibilidade de realizar esse procedimento a fresco ou de um embrião congelado. A transferência a fresco é quando em um mesmo ciclo nós fazemos a estimulação ovariana, a coleta de óvulos, forma-se os embriões e esses embriões já são transferidos no mesmo ciclo para o útero dessa mulher. E também existe a alternativa de não transferir a fresco, mas sim congelar esses embriões para que possam ser transferidos posteriormente”, afirma o especialista. 

No Brasil, o tratamento já ganhou diversas adeptas, entre elas, nomes muito conhecidos. Confira abaixo a lista das famosas que já fizeram fertilização in vitro para realizar o sonho da maternidade.

1. Ivete Sangalo

A cantora baiana optou pela fertilização in vitro após sofrer uma gravidez ectópica e um aborto espontâneo. Marina e Helena, com atualmente 5 anos, foram frutos do tratamento.

2. Karina Bacchi

A apresentadora, de 46 anos, optou por congelar óvulos e aos 40 realizou o tratamento com sêmen doado e seus óvulos que estavam congelados. Assim, ela deu à luz ao pequeno Enrico que está com 5 anos.

3. Bárbara Evans

Para engravidar pela primeira vez, Bárbara também optou pela técnica e dessa forma conseguiu dar à luz a pequena Ayla, atualmente com 1 ano. Inicialmente, ela estava grávida de gêmeos, mas perdeu um dos bebês logo no início da gestação.

4. Viviane Araújo

A atriz recorreu inicialmente à ovodoação, já que por conta da idade, a reserva ovariana e qualidade dos óvulos diminuiria as chances de sucesso do tratamento. Após realizar a técnica com o sêmen do marido, ela deu à luz a Joaquim, hoje com 8 meses de idade.

5. Ana Hickmann

A modelo e apresentadora optou pela fertilização in vitro para acelerar o processo da gestação. Atualmente, o filho de Ana Hickmann, Alexandre, está com 9 anos.

6. Fátima Bernardes

A apresentadora também recorreu à fertilização in vitro para engravidar no ano de 1997. Com o auxílio do procedimento, Fátima deu à luz aos trigêmeos Laura, Vinícius e Beatriz.

Taxa de sucesso

No caso de Ivete, Bárbara e Fátima, as gestações foram gemelares/trigemelares, o que é bem comum em gestações que ocorrem por intermédio da reprodução humana, quando mais de um embrião é transferido para o útero da paciente. De acordo com estudos, cerca de 15 a 20% das gestações pós-fertilização in vitro são gestações múltiplas, enquanto cerca de 2% ocorrem naturalmente.

“Apesar de historicamente as gestações múltiplas serem muito frequentes devido à transferência de mais de um embrião para o útero da paciente, atualmente a tendência é que façamos a transferência de um único embrião para o útero da mulher, obtendo excelentes resultados e diminuindo-se assim as complicações que podem vir associadas às gestações múltiplas”, explica Roque.

Vale lembrar que além da qualidade do embrião e a receptividade do endométrio, a idade da mulher também pode interferir no sucesso do procedimento. Isso porque, com o avanço da idade, o estoque de óvulos vai diminuindo até que chega a um limite e a mulher entra na menopausa. 

Mais notícias como essa

Comportamento

No inverno, dá muita vontade de passar o dia inventando coisas divertidas em casa mesmo, né? Veja opções para fazer na estação

Receitas

Cada um dos tipos de banana pode ser melhor para determinados usos ou dependendo do seu gosto; confira as características dos mais comuns

Saúde

Sensação de cansaço excessivo na menopausa é um sintoma comum, mas que exige atenção em alguns casos

Beleza

A leitura e compreensão das informações que constam nas embalagens é fundamental para evitar problemas durante o uso de produtos cosméticos