Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Gestação e puerpério: veja cuidados para ter um fim de ano tranquilo
Saiba como ter uma gestação e pós-parto seguros no fim do ano - Foto: Shutterstock

Saúde

Gestação e puerpério: veja cuidados para ter um fim de ano tranquilo

Especialista explica os cuidados que as grávidas e recém-mães devem tomar durante a correria do fim do ano

Nesta época do ano, as temperaturas são mais elevadas e a correria com os preparativos para o Natal e Réveillon podem prejudicar a saúde das mães e dos bebês, desde a gravidez. Por isso, é importante que tanto a mulher como a sua rede de apoio estejam atentos aos detalhes que podem fazer a diferença nos cuidados com a gestação durante esse período. 

De acordo com o médico ginecologista e obstetra, Dr. Rogério Tabet, o principal cuidado é com relação ao pré-natal, que deve estar em dia. Isso porque ele é fundamental para garantir que a mãe e o bebê tenham uma gestação e um parto sem complicações. Outra recomendação é consumir alimentos saudáveis e bastante água ao longo do dia. “Use sempre roupas e sapatos confortáveis durante as visitas nas lojas e supermercado, e respeite os horários de descanso”, completa o especialista.

Cuidados no pós-parto

Além disso, as mulheres que acabaram de dar à luz — assim como os bebês recém-nascidos —, também devem receber atenção especial dos familiares e amigos, afinal, o parto é um processo intenso que traz diversas mudanças para a mulher.

Segundo Tabet, o período pós-parto, também conhecido como puerpério, provoca modificações físicas e emocionais que contribuem para o aumento da insegurança das mulheres em relação aos cuidados necessários com o bebê. Sendo assim, elas precisam de ajuda não só para cuidar da criança, mas também de si mesmas. 

“Preste atenção no seu peso, pois nesse período são perdidos cerca de cinco quilos, contando o peso do bebê, placenta e líquidos. Em poucos dias, os líquidos retidos durante a gestação e o processo de amamentação ajudarão na perda de mais dois quilos. No primeiro dia após o parto, o útero ainda se encontra na altura da cicatriz umbilical e passará a diminuir progressivamente até o normal”, explica ele.

Abaixo, você confere mais dicas do médico para ter um fim de ano tranquilo:

  • Consuma, no mínimo, 8 copos de água por dia;
  • Use filtro solar e chapéu ao sair de casa;
  • Não segure peso algum;
  • Não fique muito tempo de pé;
  • Não se automedique;
  • Faça exercícios físicos apenas com consentimento do seu médico;
  • Para as puérperas, aceite ajuda dos familiares, crie uma rede de apoio e tente dividir as tarefas de casa e com o recém nascido;
  • Não se estresse, busque amamentar em local tranquilo,
  • Não fique em locais quentes ou com muitas pessoas. Lembre-se: ainda estamos lutando contra a Covid-19, portanto, mantenha suas vacinas em dia. 

Fonte: Dr. Rogério Tabet, médico ginecologista e obstetra.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Receitas

Consumir alguns legumes com casca vai facilitar a sua vida e ainda trazer vários benefícios para o seu organismo; veja quais

Beleza

Segundo dermatologista, o cortisol, hormônio causador do estresse, acelera o envelhecimento e agrava doenças de pele

Estilo de Vida

As festas juninas começam, geralmente, a partir do dia 1° de junho, mas existem variações; confira!