Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Veja se o guarda-chuva ou o guarda-sol são realmente a melhor opção para se proteger dos raios solares
Veja se o guarda-chuva ou o guarda-sol são realmente a melhor opção para se proteger dos raios solares - Foto: Shutterstock

Saúde

Guarda-chuva ou guarda-sol protege dos raios solares? Entenda

O guarda-chuva é uma boa forma de impedir os danos à pele trazidos pelos raios solares? E o guarda-sol? Veja orientações de especialista

Em dias mais quentes, é comum ver pessoas usando o guarda-chuva como uma maneira de proteger a pele dos raios solares. Mas você sabia que essa não é uma opção segura? Pois é! Na verdade, nem o guarda-sol é a melhor opção para isso.

E quem explica isso melhor é a dermatologista Geisa Costa. De acordo com a diretora clínica e fundadora do Art Beauty Center, tanto o guarda-chuva quanto o guarda-sol não possuem proteção UV. Nesse sentido, a sua ação serve somente para “barram” o sol, diminuindo a temperatura e trazendo a falsa sensação de proteção.

Inclusive, contar apenas com esses itens pode ser bem ruim para a sua pele, já que, ao pensar estar protegido, as pessoas podem deixar de tomar outras medidas efetivas de proteção, como o uso de protetor solar. “Apesar de existirem versões disponíveis no mercado com proteção UV, o ideal é sempre aplicar o protetor solar para garantir maior proteção”, explica Geisa.

O protetor solar ainda é a melhor forma de se proteger dos raios ultravioleta
O protetor solar ainda é a melhor forma de se proteger dos raios ultravioleta – Foto: Shutterstock

Portanto, o guarda-chuva ou o guarda-sol podem sim ser usados para trazer uma maior sensação de frescor e amenizar o desconforto com o sol forte. Porém, isso não vai realmente ser eficaz em proteger a pele contra queimaduras ou outros problemas causados pelo excesso da exposição aos raios solares (como envelhecimento precoce ou até câncer de pele). Então é preciso também se atentar a outros cuidados necessários no verão e nos dias de calor.

Outros cuidados nos dias de sol

Como já mencionado, um dos principais cuidados que devemos sempre ter nos dias de sol é usar um protetor solar. Por isso, vale lembrar que o produto deve ser reaplicado a cada duas horas ou após o banho de mar, ou de piscina. Ainda assim, há também outras medidas que aumentam essa proteção como peças de vestuário ou acessórios, por exemplo.

“Existem as roupas de banho com tecnologia UV, que protegem o corpo dos raios solares. Outra forma de proteger a pele é apostar em chapéu (boné), óculos de sol e evitar a exposição solar exagerada”, orienta a dermatologista. Além disso, evite horários em que o sol está mais forte, que geralmente é das 10 as 16h.

Mais notícias como essa

Receitas

Alimentos termogênicos aumentam a temperatura corporal, acelerando o metabolismo e promovendo a queima de gordura

Saúde

Se não forem tratadas adequadamente, as varizes podem causar desconforto e provocar complicações mais graves

Receitas

Além de deliciosa para comer assistindo a um filminho, a pipoca tem vários benefícios e até emagrece, desde que consumida da forma correta

Beleza

Métodos estão cada vez mais avançados para combater inseguranças, mas podem oferecer riscos durante a gravidez