Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A meditação é um dos hábitos que podem te ajudar a aliviar o estresse
A meditação é um dos hábitos que podem te ajudar a aliviar o estresse (Foto: Shutterstock)

Saúde

Seis hábitos para adotar no Dia Mundial de Combate ao Estresse

O estresse pode desencadear muitos outros problemas de saúde, como a compulsão alimentar; confira dicas para melhorar seus hábitos

Dia 23 de setembro é considerado o Dia Mundial de Combate ao Estresse. A data serve para conscientizar e alertar sobre os perigos dessa reação do organismo, já que o estresse serve como gatilho para desencadear outros problemas de saúde.

A ansiedade, por exemplo, é um deles. De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, o Brasil já é o país com mais pessoas ansiosas no mundo. Estima-se que pelo menos 10% da população do país conviva com esse transtorno.

Os sintomas da ansiedade causada pelo estresse podem variar de pessoa para pessoa. Contudo, um dos que mais preocupam é a compulsão alimentar periódica. Para a endocrinologista Elaine Dias JK, “os principais gatilhos para esse distúrbio são momentos de muito estresse que levam a pessoa a comer uma grande quantidade de comida e, geralmente, muito calórica em pouco tempo”, comenta.

A grande questão é que, quando não tratada, a compulsão alimentar pode colaborar para o aumento dos casos de obesidade. Dados do Ministério da Saúde já mostram que o excesso de peso está em mais de 60% da população, sendo que cerca de 20% dos adultos já estão obesos. Aliado a isso, 27% das pessoas com grau 3 de obesidade, relataram sofrer constrangimentos todos os dias.

A compulsão alimentar periódica pode surgir como uma resposta ao estresse
A compulsão alimentar periódica pode surgir como uma resposta ao estresse (Foto: Shutterstock)

A especialista explica que o excesso de peso está atrelado a diversos fatores além do estresse, como: ansiedade, depressão, genética, alterações hormonais e ambiente familiar. “Infelizmente, os pacientes obesos sofrem muito preconceito da sociedade e passam constrangimentos diários, sendo esse um dos gatilhos para compulsão alimentar através do estresse”, alerta Elaine.

Estresse e a compulsão alimentar colaboram para esse cenário

Uma das reações provocadas pelo estresse e que pode levar à compulsão alimentar periódica é a busca por comidas mais palatáveis. Ou seja, aquelas que são mais açucaradas e gordurosas. “A grande quantidade é vista como forma de recompensa pelo dia estressante, através do sistema límbico do sistema nervoso central”, explica a endocrinologista.

Nestes casos, o ideal é sempre procurar por ajuda profissional, afinal, essa “bola de neve” pode se tornar ainda maior já que problemas de saúde como a diabetes, hipertensão, artrose, colesterol elevado e esteatose hepática podem surgir.

Atitudes que podem evitar o estresse e a compulsão alimentar:

Ainda assim, ajustes simples podem ajudar você a evitar que o estresse e a compulsão. Para isso, a Dra. Elaine Dias JK fez uma lista com hábitos simples que podem transformar a sua rotina. Confira a seguir:

  • Realizar atividades físicas de forma regular;
  • Dormir de 7 a 9 horas por noite;
  • Evitar ir tarde da noite para a cama;
  • Realizar a higiene do sono;
  • Ingerir comidas saudáveis,
  • Inserir a meditação na rotina diária.

Em relação aos alimentos ideais, a endocrinologista enfatiza a importância do descascar mais e abrir menos. “Ingerir o máximo possível de alimentos não industrializados, frescos e naturais, evitando opções que são fabricadas e, principalmente, os ultras processados e ricos em gordura trans. Esses alimentos levam a inflamação do nosso corpo, piorando o hormônio do estresse”, finaliza.

Fonte: Elaine Dias JK, médica endocrinologista, metabologista e PhD em endocrinologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Beleza

O batom vermelho é um dos que ficam mais aparentes quando você borra na hora de passar, mas tem como usar ele sem esse...

Estilo de Vida

Alguns salmos poderosos podem te ajudar a ter mais dinheiro e prosperidade na vida; conheça alguns e ponha as orações em prática

Beleza

Algumas maquiagens podem ficar ruins antes mesmo da data de validade; descubra como saber se a make já está estragada