Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Faça um check-up médico e comece o ano priorizando a sua saúde - Foto: Shutterstock / Alto Astral

Saúde

Hora do check-up! Exames para quem quer cuidar do coração em 2023

O check-up é fundamental para saber se está tudo certo com a sua saúde; veja quais exames que não podem faltar para cuidar do coração

Início do ano é sinônimo de férias escolares, IPVA e o IPTU e também daquele check-up médico caprichado. Até porque, é necessário saúde para viver mais 365 dias, não é mesmo? Através de exames médicos de rotina, é possível descobrir problemas sérios desde o início, como as doenças do coração, que representam atualmente a principal causa de morte aqui no Brasil.

O cirurgião cardiovascular Elcio Pires Junior, explica que o check-up é a maneira mais segura de prevenção da vida. “Apesar de as doenças do coração e do sistema vascular serem de alto risco, a grande boa notícia é que são reversíveis quando são decorrentes de maus hábitos e de outras doenças. Isso porque é muito raro que pacientes tenham a manifestação da doença de maneira súbita”, esclarece.

Além disso, o médico alerta sobre como problemas no coração começam com sinais imperceptíveis e depois se agravam. “Quanto antes alguma anomalia for diagnosticada, melhor será o prognóstico de cura e mais um infarto ou acidente vascular poderá ser evitado”, ressaltou.

Nesse sentido, se uma das suas promessas para 2023 foi uma vida mais saudável, que tal começar fazendo exames de rotina? Para te ajudar, Dr. Elcio Pires Junior fez uma lista com os procedimentos que não podem faltar para quem quer se cuidar.

Exames para quem quer cuidar do coração

De acordo com o cirurgião cardiovascular, a lista de exames pode ser mais extensa dependendo do histórico médico do paciente. Mas que, no geral, exames clínicos, laboratoriais e de imagem garantem ao médico toda informação que ele precisa para avaliar a saúde da pessoa.

Entre os exames mais importantes de um check-up está o hemograma completo. Ele mostra como estão as células que compõem o sangue: hemácias, leucócitos e plaquetas, trazendo uma visão geral sobre o organismo.

O passo seguinte é analisar como estão os níveis de açúcar (glicemia em jejum) e de gordura no sangue (colesterol e triglicerídeos), que podem revelar casos de diabetes e mostrar as chances de um infarto ou um derrame, sendo fundamentais para a prevenção de doenças graves.

“O exame de sangue é um indicador primordial da saúde do paciente. Por ele sabemos como está a imunidade, a coagulação e o equilíbrio do organismo, principalmente quando falamos de sistema cardiovascular. Caso o sangue tenha alguma alteração, o coração e toda a rede vascular podem ser prejudicados. Excesso de gordura, por exemplo, aumenta em grande proporção as chances de uma veia entupir”, explica o membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular.

O check-up continua com a avaliação dos rins por meio de exames de urina, ureia, creatina e ácido úrico, que mostram possíveis alterações antes de algum sintoma, e, também a análise do fígado com exames de TGO e TGP, enzimas que podem estar alteradas caso o paciente apresente pancreatite, hipotireoidismo e até infarto. Para finalizar, somados aos exames laboratoriais são essenciais os exames clínicos e de imagem.

“Para avaliar o coração mais minuciosamente solicitamos um teste ergométrico, a fim de avaliar o desempenho do sistema cardiovascular durante um esforço físico; além de um eletrocardiograma, que avalia a atividade elétrica do coração, e de um ecocardiograma, que fornece imagens do fluxo sanguíneo dentro do coração. Assim, com todos esses resultados em mãos é possível avaliar a saúde e descartar doenças”, concluiu o especialista. 

A partir de qual idade posso fazer um check-up?

A recomendação médica é de essa avaliação comece a partir dos 20 anos de idade, com um intervalo de três a cinco anos. Já a partir dos 35 anos, os exames de rotina devem ser realizado anualmente.

Mais notícias como essa

Estilo de Vida

Se você tem sentido a falsidade das pessoas ao seu redor te afetando, experimente esses rituais poderosos contra isso

Amor e Sexo

Urinar após o sexo, evitar preservativos com aromas e outras práticas podem ajudar no combate à doenças e desconfortos

Beleza

Algumas vitaminas garantem o fortalecimento e o crescimento saudável dos cabelos que sofrem com a queda

Saúde

O TikTok está cheio de vídeos de pessoas recomendando receitas de água saborizada; mas será que ela faz bem mesmo?