Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Inchaço nas pernas é uma queixa muito comum no verão
Inchaço nas pernas é uma queixa muito comum no verão - Foto: Shutterstock

Saúde

Inchaço nas pernas: 5 dicas para aliviar o problema no verão

Especialista explica por que o inchaço nas pernas e pés ocorre com mais frequência nessa época do ano e o que fazer para se prevenir

O inchaço nas pernas é um sintoma que pode estar ligado a diversas causas, como a retenção de líquido e as varizes. No entanto, as altas temperaturas também podem levar os membros inferiores a ficarem inchados.

De acordo com o cirurgião vascular e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular (SBACV), Dr. Márcio Steinbruch, isso ocorre porque o calor causa a dilatação dos vasos sanguíneos, dificultando a circulação.  

Além disso, o médico também explica que as altas temperaturas podem afetar o funcionamento dos vasos linfáticos, que são responsáveis pela drenagem do excesso de líquido nos tecidos.

“Nos membros inferiores, essas estruturas atuam contra a força da gravidade, com auxílio da musculatura da panturrilha. É por isso que quando ficamos muito tempo sem movimentar as pernas, seja sentado ou em pé, dificultamos o retorno venoso e, podemos perceber os membros inferiores inchados”, esclarece.

No entanto, com a adoção de pequenos hábitos no dia a dia, especialmente durante o verão, é possível reduzir o inchaço nas pernas e pés. Abaixo o especialista elencou 5 principais dicas:

1. Aumente o consumo de líquidos

A hidratação, com água, água de coco e sucos naturais, é fundamental para desintoxicar e eliminar as toxinas, porque irá estimular a troca de líquidos no corpo.

2. Pratique atividades físicas regularmente

Reservar alguns minutos diários para fazer exercícios como caminhar, por exemplo, é importante para fortalecer a musculatura da panturrilha e, assim, melhorar a circulação sanguínea pelo corpo.

3. Mantenha uma boa alimentação

Refeições equilibradas, com alimentos leves como frutas e legumes, podem ajudar na eliminação de líquidos. Há opções diuréticas que também podem ser aliadas, como kiwi, alface, melancia, melão, capim-cidreira, água de coco e pera.

4. Massageie as pernas 

Para reduzir a dor e o inchaço nas pernas, procure fazer massagens e drenagens linfáticas. Elas contribuem com o retorno venoso, diminuindo o incômodo. 

5. Não fique muito tempo parado

Se você trabalha em pé ou sentado, evite ficar sentado ou parado por períodos prolongados. Faça intervalos a cada uma hora para dar alguns passos e movimentar as pernas. 

Consulte um médico

O cirurgião vascular também indica que é preciso ficar atento aos sinais. “Se o inchaço acompanhar outros sintomas, como dores, formigamento e dormência, é fundamental procurar um especialista para investigar as causas desses desconfortos”, finaliza.  

E aí, curtiu as dicas? Confira essas e outras informações no vídeo abaixo:

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Receitas

Consumir alguns legumes com casca vai facilitar a sua vida e ainda trazer vários benefícios para o seu organismo; veja quais

Beleza

Segundo dermatologista, o cortisol, hormônio causador do estresse, acelera o envelhecimento e agrava doenças de pele

Estilo de Vida

As festas juninas começam, geralmente, a partir do dia 1° de junho, mas existem variações; confira!