Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Inverno pode aumentar a sensibilidade nos dentes; veja como tratar
Veja como tratar a sensilibilidade nos dentes no inverno - Foto: Shutterstock

Saúde

Inverno pode aumentar a sensibilidade nos dentes; veja como tratar

Dentista explica as causas da condição e o que fazer para reduzir a sensibilidade nos dentes durante os dias frios

A sensibilidade nos dentes é um problema bucal comum caracterizado pelo desconforto ao ingerir alimentos e bebidas quentes ou geladas. A condição possui diferentes causas e pode piorar quando a dentição entra em contato com o ar frio. 

A dentista Pamela Perini explica que a sensibilidade nos dentes ocorre quando há exposição da dentina – área que contém pequenos túbulos que levam ao nervo do dente. Ela acontece principalmente devido à perda do esmalte do dente, mas também à retração da gengiva. 

Quando estímulos externos atingem esses túbulos, estimulam as fibras nervosas, provocando dor. Entre os estímulos, estão alimentos quentes, frios, doces e até ácidos. De acordo com a profissional, vários fatores podem contribuir para o aumento da sensibilidade nos dentes. 

Dentre eles, está a redução da produção de saliva, principal barreira de proteção contra a sensibilidade, além do consumo de alimentos ácidos, que contribuem para o desgaste do esmalte dos dentes, expondo a dentina. 

Como lidar com a sensibilidade no inverno?

Para lidar com a sensibilidade nos dentes durante o inverno, é importante adotar algumas medidas de cuidado bucal. A especialista preparou uma lista com 7 cuidados essenciais:

1. Atenção à escova de dentes

Use uma escova de dentes com cerdas macias e evite escovar os dentes com muita força, pois isso pode desgastar o esmalte.

2. Use um creme dental para dentes sensíveis

Utilize um creme dental especificamente formulado para dentes sensíveis, que contém ingredientes como o nitrato de potássio ou o fluoreto de estanho que ajudam a aliviar a sensibilidade nos dentes.

3. Evite alimentos quentes ou gelados

Evite consumir alimentos e bebidas extremamente quentes ou frias. O ideal é consumi-los em temperaturas mais moderadas.

4. Beba água

Mantenha-se hidratado e beba bastante água para estimular a produção de saliva e diminuir as chances de sensibilidade nos dentes.

5. Evite alimentos ácidos

Reduza o consumo de alimentos ácidos, como as frutas cítricas. Mas, se for consumi-los, enxágue a boca com água imediatamente após a ingestão.

6. Utilize produtos com flúor

Considere o uso de um enxaguante bucal com flúor para fortalecer o esmalte dos dentes e assim prevenir a sensibilidade.

7. Consulte sempre um dentista

Não negligencie a visita regular ao dentista. Um profissional de odontologia poderá avaliar o seu caso e sugerir o tratamento mais adequado para resolver o problema.

Mais notícias como essa

Saúde

Cobertores, casacos e blusas mal higienizadas podem provocar crises de rinite e outras alergias respiratórias

Amor e Sexo

Levantamento realizado pelo aplicativo de relacionamentos happn apontou as regiões do Brasil onde as pessoas dão os melhores beijos

Receitas

Ama um café coado quentinho de manhã? Então descubra como deixá-lo ainda mais perfeito com essas dicas simples

Comportamento

Psicanalista analisa estupro matrimonial exposto no “Casamento às Cegas” e explica os sinais desse tipo de violência dentro do relacionamento