Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
A lavagem nasal ajuda a prevenir e aliviar os sintomas de doenças alérgicas
A lavagem nasal ajuda a prevenir e aliviar os sintomas de doenças alérgicas - Foto: Shutterstock

Saúde

Lavagem nasal: aprenda o jeito correto de fazer em crianças

Realização incorreta do procedimento pode levar a infecções e inflamações; especialista explica como evitar

O tempo seco causa bastante incômodo ao nariz, principalmente das pessoas alérgicas. Nesse sentido, a lavagem nasal é fundamental para reduzir os efeitos da baixa umidade, especialmente nas crianças. 

Nelas, a limpeza pode ser feita a partir de um ano de idade, de duas a três vezes por dia. Contudo, é importante que os pais tomem cuidado com a pressão e o volume do jato para evitar casos de infecções e inflamações no ouvido. 

“Quando muita força é empregada no jato, ou com volume acima do indicado, especialmente em crianças (até 30 ml por cavidade), podem ocorrer otites e até crises de pneumonia”, alerta o otorrinolaringologista Dr. Fabiano Haddad Brandão, especialista em rinologia e otorrino pediatria.

Além disso, a lavagem nasal de alto volume (120 ml), muito incentivada e divulgada de maneira irresponsável, também não deve ser realizada nos pequenos. Segundo o médico, a quantidade é recomendada apenas para os adultos. 

Posição correta

O especialista destaca ainda que a posição correta para realizar a lavagem nasal nas crianças é sentada ou em pé, com a cabeça um pouco levantada. De acordo com ele, o procedimento pode ser feito com um conta-gotas ou com uma seringa de até 5 ml.

Já no caso dos adultos, a cabeça deve ser tombada para um dos lados. “O dispositivo deve ser apertado continuamente, com pouca força, até a metade do volume. A outra parte deve ser aplicada na outra cavidade, com a cabeça tombada para o lado oposto”, explica.

Além de aliviar a congestão nasal, a limpeza diária das vias aéreas também é uma forte aliada na prevenção da rinite, sinusite, asma e bronquite. “Se você está lavando o nariz diariamente e continua com o nariz secretivo, gripe, resfriado, crise de rinite alérgica ou sinusites, o indicado é procurar um otorrino”, finaliza.

Mais notícias como essa

Saúde

Confira quais alimentos podem elevar a imunidade e aprenda fazer um xarope natural para aumentar a proteção do seu organismo

Saúde

Muitas mães têm optado por extrair e armazenar o leite materno por várias razões; saiba como fazer isso corretamente

Amor e Sexo

Comunicar o relacionamento à empresa e evitar que os assuntos íntimos interfiram no trabalho são cuidados para manter no ambiente profissional

Finanças e Empreendedorismo

Guardar dinheiro na poupança é um hábito saudável que pode proporcionar segurança financeira e ajudar a alcançar objetivos a curto e longo prazo