Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Menopausa: entenda por que é importante adotar bons hábitos nesse período
Bons hábitos diminuem os incômodos causados pela menopausa - Foto: Shutterstock

Saúde

Menopausa: entenda a importância de adotar bons hábitos nesse período

Segundo nutricionista, hábitos de vida mais saudáveis podem reduzir os sintomas indesejados da menopausa; saiba mais

Marcada por inúmeras transformações hormonais, a menopausa costuma ser uma fase delicada para as mulheres, pois, além de sentirem bastante calor, elas também costumam engordar. De acordo com estudos, há uma média de ganho de 2 a 7 quilos durante este período.

“A menopausa acontece por volta dos 45 a 55 anos, após a transição do ciclo reprodutivo para o não reprodutivo, que pode levar a sintomas como queda dos níveis de estrogênio, hormônio que facilita o fluxo sanguíneo”, explica o nutricionista Matheus Motta.

Essa fase, segundo ele, é acompanhada de diversos outros fatores que, dependendo do perfil e hábitos de vida da mulher, podem levar ao ganho de peso e o consequente risco de doenças cardiovasculares. “Por isso, manter uma alimentação balanceada e hábitos saudáveis é essencial”, conta.

Alimentação balanceada e atividade física auxiliam na menopausa
Alimentação balanceada e atividade física auxiliam na menopausa – Foto: Shutterstock

Alimentos para a menopausa

Assim, o especialista recomenda aderir a uma dieta que inclua todos os grupos alimentares, sem deixar de lado o cuidado com o consumo excessivo de gorduras saturadas e açúcares.

Nesta fase, em especial, vale a pena dar destaque às oleaginosas, como amêndoas, castanhas e nozes, que auxiliam na obtenção de vitamina E, muitas vezes, ajudando a amenizar o principal sintoma desta fase, as ondas de calor.

Além disso, fontes de vitaminas B6, os vegetais e leguminosas, como espinafre, quiabo, agrião e repolho roxo, são essenciais para a formação de células vermelhas no sangue, que contribuem para o melhor funcionamento do metabolismo. Outro alimento é a banana, que auxilia na saúde dos sistemas digestivo e circulatório.

Hábitos para além da dieta

Algumas práticas complementares à dieta alimentar podem auxiliar as mulheres a lidarem com as mudanças. A mentalidade positiva, o sono e as atividades físicas também são aspectos importantes para manter a saúde do corpo e da mente.

Isso porque, além de repor energias e regular o metabolismo, que costuma ficar mais lento neste período, eles influenciam de maneira positiva no processo de emagrecimento, ajudando a perder peso e aumentar a quantidade de massa magra.

E aí, curtiu as informações? Veja essas e outras dicas no vídeo abaixo:

Fonte: Matheus Motta, nutricionista responsável pelo programa VigilantesdoPeso no Brasil.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Saúde

Uvas, azeitonas, nozes, sementes e pipoca são alguns dos alimentos que possuem maior risco de provocar engasgo em pessoas acima dos 60 anos

Beleza

Cuidados simples no dia a dia ajudam a manter os cabelos loiros hidratados e com muito brilho

Receitas

Está com medo de fazer feijoada demais ou de menos para o almoço em família? Confira dicas para acertar nisso e no sabor do...