Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Menopausa: entenda por que é importante adotar bons hábitos nesse período
Bons hábitos diminuem os incômodos causados pela menopausa - Foto: Shutterstock

Saúde

Menopausa: entenda a importância de adotar bons hábitos nesse período

Segundo nutricionista, hábitos de vida mais saudáveis podem reduzir os sintomas indesejados da menopausa; saiba mais

Marcada por inúmeras transformações hormonais, a menopausa costuma ser uma fase delicada para as mulheres, pois, além de sentirem bastante calor, elas também costumam engordar. De acordo com estudos, há uma média de ganho de 2 a 7 quilos durante este período.

“A menopausa acontece por volta dos 45 a 55 anos, após a transição do ciclo reprodutivo para o não reprodutivo, que pode levar a sintomas como queda dos níveis de estrogênio, hormônio que facilita o fluxo sanguíneo”, explica o nutricionista Matheus Motta.

Essa fase, segundo ele, é acompanhada de diversos outros fatores que, dependendo do perfil e hábitos de vida da mulher, podem levar ao ganho de peso e o consequente risco de doenças cardiovasculares. “Por isso, manter uma alimentação balanceada e hábitos saudáveis é essencial”, conta.

Alimentação balanceada e atividade física auxiliam na menopausa
Alimentação balanceada e atividade física auxiliam na menopausa – Foto: Shutterstock

Alimentos para a menopausa

Assim, o especialista recomenda aderir a uma dieta que inclua todos os grupos alimentares, sem deixar de lado o cuidado com o consumo excessivo de gorduras saturadas e açúcares.

Nesta fase, em especial, vale a pena dar destaque às oleaginosas, como amêndoas, castanhas e nozes, que auxiliam na obtenção de vitamina E, muitas vezes, ajudando a amenizar o principal sintoma desta fase, as ondas de calor.

Além disso, fontes de vitaminas B6, os vegetais e leguminosas, como espinafre, quiabo, agrião e repolho roxo, são essenciais para a formação de células vermelhas no sangue, que contribuem para o melhor funcionamento do metabolismo. Outro alimento é a banana, que auxilia na saúde dos sistemas digestivo e circulatório.

Hábitos para além da dieta

Algumas práticas complementares à dieta alimentar podem auxiliar as mulheres a lidarem com as mudanças. A mentalidade positiva, o sono e as atividades físicas também são aspectos importantes para manter a saúde do corpo e da mente.

Isso porque, além de repor energias e regular o metabolismo, que costuma ficar mais lento neste período, eles influenciam de maneira positiva no processo de emagrecimento, ajudando a perder peso e aumentar a quantidade de massa magra.

E aí, curtiu as informações? Veja essas e outras dicas no vídeo abaixo:

Fonte: Matheus Motta, nutricionista responsável pelo programa VigilantesdoPeso no Brasil.

Mais notícias como essa

Beleza

Corte curto e cheio de movimento é tendência entre celebridades; conheça o choppy bob e saiba como utilizar

Saúde

Especialista alerta sobre as doenças inflamatórias intestinais e a importância do diagnóstico precoce

Estilo de Vida

Influenciadora mística Nanda Silveira explica o que pode atrapalhar a Lei da Atração e dá algumas dicas para você conseguir atrair o que pensa

Moda

As passarelas já têm mostrado quais calçados devem fazer sucesso no inverno; descubra e já prepare seu guarda-roupas para a estação