Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Menopausa precoce: conheça mitos e verdades sobre esse fenômeno
Saiba as causas e o tratamento para a menopausa precoce - Foto: Shutterstock

Saúde

Menopausa precoce: conheça mitos e verdades sobre esse fenômeno

Especialista esclarece as principais dúvidas sobre a menopausa precoce, condição que atinge 1% das mulheres antes dos 40 anos

Sensação de calor intenso, dificuldade para dormir, diminuição da libido e oscilações de humor. Todos esses sintomas fazem parte da menopausa, etapa que marca o fim da vida reprodutiva da mulher.

Em geral, esse processo ocorre entre os 45 e 55 anos, mas também pode começar antes dessa idade. Nestes casos, ela é chamada de menopausa precoce, condição que atinge 1% da população feminina adulta. 

“Diante da menopausa precoce, é de suma importância que a paciente comece a tratar pois o fim do período fértil ainda na fase jovem aumenta o aparecimento de doenças como Alzheimer e diabetes”, alerta a ginecologista Beatriz Tupinambá. 

Para esclarecer as principais dúvidas sobre esse fenômeno, a especialista elencou alguns mitos e verdades sobre a menopausa precoce. Confira:

Fatores hereditários influenciam a menopausa precoce

Verdade. O histórico familiar é importante e pode influenciar nos casos de menopausa precoce. Se a mãe ou as irmãs entraram cedo na menopausa, essa chance aumenta.

Maus hábitos antecipam a menopausa

Verdade. Sedentarismo, má alimentação, tabagismo e estresse são fatores que prejudicam a saúde e desequilibram o nosso organismo. Os compostos químicos do cigarro, por exemplo, alteram a atividade do estrogênio e da progesterona, acelerando o progresso da menopausa.

É possível prevenir a menopausa precoce

Depende. Hábitos de vida saudáveis podem ajudar a manter as funções do organismo, mas não há como impedir totalmente em casos de fatores hereditários ou uso de alguns medicamentos quimioterápicos. 

O uso de pílulas anticoncepcionais causa a menopausa precoce

Mito. O uso de métodos anticoncepcionais – sejam contínuos ou não – não antecipa nem retarda a menopausa.

A menopausa precoce pode ser reversível

Mito. Não há formas de reverter a menopausa precoce. Os tratamentos como a TRH (Terapia de Reposição Hormonal) reequilibram os níveis de hormônio, minimizam os sintomas, mas não recuperam a função dos ovários.

Não existe alternativa para quem deseja engravidar e entra na menopausa precoce

Depende. As mulheres que têm histórico familiar e, portanto, estão cientes de sua predisposição à menopausa precoce podem tomar algumas medidas, como estimulação ovariana, congelamento de óvulos, ovodoação e até a fertilização in vitro.

É possível estimar com antecedência a idade que a mulher vai entrar no climatério ou menopausa

Mito. Não há como precisar essa idade. O que existe é um exame capaz de analisar a reserva ovariana, que deve ser feito principalmente a mulher tiver existir histórico familiar. O exame anti-mulleriano avalia se ainda há tempo para esperar por uma gravidez natural ou se é o caso de pensar no congelamento de óvulos, por exemplo.

Tratamentos contra o câncer e alguns tipos de medicamentos podem acelerar a menopausa

Verdade. Algumas medicações usadas na quimioterapia podem levar à menopausa precoce (em alguns casos, reversível). A radioterapia, se aplicada na região dos ovários, também pode induzir à menopausa.

A histerectomia influencia no início precoce da menopausa

Mito. A histerectomia é a cirurgia de retirada do útero e, normalmente, não impede o funcionamento dos ovários. Evidentemente, em casos de histerectomia seguida de ooforectomia – remoção dos ovários –, a mulher enfrenta os sintomas da menopausa, uma vez que não terá mais a produção dos hormônios.

Nosso comportamento sexual determina o início da menopausa

Mito. A frequência sexual não tem relação com a menopausa. Ter uma vida sexual ativa e de qualidade é importante e faz parte da saúde da mulher, mas não significa que vai influenciar na produção dos hormônios pelos ovários.

Mais notícias como essa

Saúde

Cobertores, casacos e blusas mal higienizadas podem provocar crises de rinite e outras alergias respiratórias

Amor e Sexo

Levantamento realizado pelo aplicativo de relacionamentos happn apontou as regiões do Brasil onde as pessoas dão os melhores beijos

Receitas

Ama um café coado quentinho de manhã? Então descubra como deixá-lo ainda mais perfeito com essas dicas simples

Comportamento

Psicanalista analisa estupro matrimonial exposto no “Casamento às Cegas” e explica os sinais desse tipo de violência dentro do relacionamento