Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Descubra quais sintomas podem indicar a presença de miomas
Descubra quais sintomas podem indicar a presença de miomas - Shutterstock

Saúde

Menstruação diferente pode indicar miomas; entenda melhor

Os miomas são um tipo de tumor que afeta cerca de 80% das mulheres em idade fértil; veja sintomas para ficar atenta

Qualquer irregularidade no ciclo menstrual acende um sinal de atenção. Afinal, elas podem indicar problemas ligados à saúde de pessoas que menstruam. Um deles são os miomas, um tipo de tumor bastante comum em mulheres de idade fértil.

O especialista em ginecologia e obstetrícia, Dr. Alexandre Silva e Silva, explica que é preocupante quando a menstruação muda de padrão. “Uma mulher que sempre teve um fluxo com duração de 5 dias com volume de sangue, por ela considerado normal, e de repente percebe que seu fluxo passou a durar 7 dias com uma quantidade de sangue aumentada (levando a necessidade de aumentar no número e características dos absorventes utilizados), devemos suspeitar de miomas. Sangramentos de coloração escura (marrom) fora do período menstrual também podem ser um sintoma de mioma”, diz.

Por isso, ao identificar esses sintomas, é fundamental procurar um ginecologista. Lembre-se também de realizar sempre seus exames de rotina, pois os miomas podem ser assintomáticos.

O que são os miomas?

Miomas são tumores e aparecem devido a alterações nas células-tronco da musculatura uterina pela deposição desorganizada de matriz extracelular. Com isso, surgem nódulos que respondem aos estímulos do estrogênio dos ovários.

Os miomas podem atingir cerca de 80% das mulheres em idade fértil, de acordo com levantamento da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). E, dependendo do caso, podem prejudicar bastante a qualidade de vida.

Nesse sentido, é fundamental a detecção precoce desse problema. Ou seja, é preciso conhecer os sintomas que podem indicar miomas para saber quando buscar um ginecologista.

“É fundamental estar atenta aos primeiros sintomas, como a alteração do fluxo menstrual com o aumento do número de dias e volume de sangue. Alterações em exames ultrassonográficos de rotina apresentando diagnóstico de miomas também devem ser valorizadas. Diagnosticar o problema nos primeiros estágios da doença ajuda a aumentar a eficiência dos tratamentos para preservação uterina, evitando abordagens mais invasivas e radicais, como a cirurgia para retirada do útero” explica Dr. Alexandre.

Apesar de os sintomas ligados ao período menstrual serem os mais comuns, existem outros sinais que podem indicar a suspeita de miomas. Entre eles:

  • dores abdominais;
  • aumento do volume abdominal;
  • dores durante relações sexuais;
  • desregulação do fluxo urinário; e
  • intestino preso.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Beleza

O batom vermelho é um dos que ficam mais aparentes quando você borra na hora de passar, mas tem como usar ele sem esse...

Estilo de Vida

Alguns salmos poderosos podem te ajudar a ter mais dinheiro e prosperidade na vida; conheça alguns e ponha as orações em prática

Pets

Será que o condomínio tem o poder de impedir que haja cachorros em seus apartamentos? Tire essas e outras dúvidas